Abstract:
A inovação é um assunto que está cada vez mais presente em discussões acadêmicas, empresariais e governamentais. No contexto competitivo e econômico no qual as empresas estão inseridas, há uma constante necessidade de reinvenção e busca de novas alternativas para se manter minimamente competitivo no mercado no qual as empresas atuam. Com base nesta premissa, é importante compreender o que torna as empresas inovadoras diferenciadas, quais são as capacidades existentes na organização que impulsionam a geração de inovação em um determinado ambiente e empresa. Nesse sentido, no presente trabalho, realizou-se um estudo de caso com um viés qualitativo para analisar a contribuição da capacidade gerencial e transacional na geração de inovação em uma empresa inovadora no Brasil. O objeto deste estudo foi a WEG, que se trata de uma empresa industrial multinacional brasileira, sediada na cidade de Jaraguá do Sul, Santa Catarina, e que, segundo pesquisa internacional realizada pela Booz & Company, é uma das mil empresas mais inovadoras do mundo. Para atingir os objetivos propostos neste trabalho, realizaram-se coleta de informações com os gestores da empresa, além de análise documental. Dentre os resultados obtidos no presente estudo, foi possível verificar que a empresa possui um alto nível de desenvolvimento da Capacidade Gerencial e um nível baixo de desenvolvimento da Capacidade Transacional. Acerca da Capacidade Gerencial, observou-se que aspectos relacionados à visão e estratégia; pessoas; processos e rotinas e estrutura organizacional possuem um alto nível de maturidade na organização – tais dimensões possibilitam que as pessoas que trabalham na empresa estejam alinhadas a um mesmo propósito e tenham clareza de como devem atingir os resultados empresariais. Por outro lado, sobre a Capacidade Transacional, observou-se que a empresa é extremamente orientada aos seus clientes, porém, transaciona pouco ou tem oportunidade de melhor transacionar com outros agentes para que possa gerar, ainda mais, inovações. Para as empresas que buscam inovar, de acordo com os resultados obtidos neste estudo, recomenda-se que avaliem, inicialmente, desenvolver a capacidade transacional no que tange relacionamento com os clientes e, de forma mais intensa, a capacidade gerencial, gerando, desta forma, um direcionamento estratégico e métodos para que as pessoas que compõem a organização tenham como premissa o mesmo objetivo, estímulo e direcionamento.