Resumen:
O processo projetual pode ocorrer em meio a negociações, conversações, trocas de valores e conflitos entre cliente e designer. Nessas negociações, o designer busca compreender e atender as expectativas dos atores envolvidos na rede em que o projeto se desenvolve, objetivando a aceitação de suas proposições. Dentre tais atores, entende-se que o cliente desempenha um papel fundamental no processo projetual, pois sem a aprovação do cliente, o artefato é impedido de desempenhar seus papéis na sociedade. Identificada tal importância, o objetivo desse estudo é compreender a perspectiva do cliente sobre o processo de validação no design, no segmento moveleiro. O termo validar, que tem o significado associado a “demonstrar a existência ou verdade de algo por evidências” (MERRIAM-WEBSTER, 2014a, tradução nossa), é utilizado em diferentes contextos no campo do Design. No presente estudo, o emprego do termo parte da ideia de Krippendorff (2006), que explica que como o projeto não é um futuro observável, como ocorre em outras áreas, o designer precisa argumentar e convencer os atores envolvidos sobre o potencial de suas ideias para, então, fazer com que estes validem suas proposições. Para atingir o objetivo almejado no estudo, foi realizada uma pesquisa exploratória, na qual a coleta de dados ocorreu por meio de entrevistas em profundidade com clientes. Foram considerados “clientes”, as pessoas responsáveis por fazerem a aprovação das proposições de design em empresas do setor moveleiro, localizadas na Serra Gaúcha e que, normalmente, contratam escritórios externos para o desenvolvimento de seus artefatos. Os resultados das entrevistas foram tratados por meio da Análise de Conteúdo e mostram alguns aspectos presentes no processo de validação: 1) grupos heterogêneos, compostos por participantes de diferentes áreas das organizações, são formados para as avaliações das novas proposições de design; 2) a validação não ocorre em um momento específico, mas ao longo de todo o processo projetual e em diferentes etapas; 3) alguns aspectos da relação entre o cliente e o designer, bem como os motivos pelos quais o designer é contratado podem influenciar consideravelmente na validação do projeto; 4) a validação de uma proposição independe da linearidade do processo projetual do designer; 5) o processo de validação ocorre por meio de uma espécie de coalescência, ou seja, pela combinação de seus componentes. A pesquisa alcançou, portanto, uma aproximação dos motivos que fazem o cliente validar uma proposição, ampliando o tema da validação no design e contribuindo para os campos teórico e prático dessa disciplina.