Abstract:
Esta tese tem por objetivo a investigação dos processos de formação de termos, examinando-se como a dimensão cognitiva das diferentes áreas ou subáreas do conhecimento se mostra nas escolhas lexicais para a formação morfológica das unidades especializadas. Além disso, partimos do pressuposto de que os termos das grandes áreas especializadas, área científica e técnico/tecnológica, apresentam características distintas, mesmo que compartilhem algumas, o que justifica que sejam examinados de modos diferentes. A pesquisa se apoia nos fundamentos trazidos por Sager (1993), Temmerman (2000) e Cabré e Estopà (2007) em relação aos diferentes processos de formação terminológicas, que possibilitam a criação de termos. Partimos do pressuposto de que a dimensão cognitiva das áreas ou subáreas de especialidade exerce significativa influência na formação morfológica dos termos e que, devido a essa influência, os termos passam a refletir o conhecimento dos setores dos quais se originam. O corpus da pesquisa é composto por 240 termos selecionados a partir de glossários e dicionários especializados e de manuais técnicos de quatro diferentes subáreas especializadas: Dermatologia, Geologia, Indústria moveleira e setor de Manutenção, Reparo e Revisão de aeronaves (MRO). A análise partiu da organização dos termos de acordo com seus respectivos processos de formação morfológica. Depois disso, a partir de mapas conceituais desenvolvidos para cada setor de especialidade, analisou-se o papel da dimensão cognitiva nos processos de formação. Mediante a análise, foi possível identificar que os conhecimentos específicos de cada área são acionados na formação dos termos e que, através das escolhas morfológicas realizadas, se mostram nas unidades de especialidade. Além disso, foi possível identificar diferenças na configuração dos termos das diferentes áreas, o que justifica que sejam divididos em distintas categorias, científica e técnico/tecnológica, e que, a partir disso, sejam examinados de modo particular.