Resumen:
A cada dia cresce o número de alunos que procuram uma profissionalização com formação técnica, mas há um grande desafio enfrentado pelos dirigentes, reduzir os índices de evasão dos alunos nos cursos técnicos de nível médio. Neste contexto, em parceria, pedagogos e professores têm buscado instrumentos para coletar informações que contribuam para reduzir o índice de evasão escolar. Tal atividade, contudo é bastante trabalhosa para os professores. Consequentemente, esses instrumentos de diagnóstico não costumam alcançar os objetivos para os quais foram elaborados. Neste cenário, esta dissertação propõe a extensão de um modelo de recomendação ubíqua de conteúdo para grupos de aprendizes. O modelo permite o acompanhamento ubíquo de grupos de aprendizes fazendo um registro de histórico dos contextos, a partir de informações provenientes dos temas e tópicos do plano de ensino, dos perfis individuais e de grupos dos alunos, durante a entrada e a saída desses grupos no contexto onde estes se inserem. Nesse trabalho, o EduTrail foi modelado usando a metodologia Prometheus. Ainda neste trabalho, relata-se como os agentes foram implementados no modelo. Com base em um estudo de caso foi possível montar um cenário de teste para avaliação correspondente em aulas utilizando o modelo expandido EduTrail, seguindo os mesmos procedimentos de teste usados para avaliação do UbiGroup. Ao final do teste foi aplicado um questionário entre os participantes, cujos resultados da análise apontam a viabilidade do modelo, além de estimular o uso do EduTrail como instrumento para auxílio aos pedagogos, no acompanhamento ubíquo de grupos de aprendizes registrando histórico dos contextos para trabalhos futuros com o intuito de contribuir com a redução da evasão escolar proporcionando à diminuição das altas taxas de índices.