Abstract:
A presente dissertação é uma pesquisa que problematiza os diálogos possíveis entre cultura digital, cidadania e o currículo dos anos iniciais em uma escola participante de um projeto de inclusão digital da região metropolitana de Porto Alegre – RS. Duas questões orientaram essa investigação: 1) Como as políticas públicas, projetos, ações que tratam do tema da cidadania associadas com a perspectiva da inclusão digital se articulam? 2) Quais as possibilidades de interlocução entre o currículo dos anos inicias e os temas relacionados à cidadania? Foi desenvolvida no contexto da escola, uma oficina com a temática: mídias digitais e cidadania. Que apresentou como objetivo discutir sobre o desenvolvimento da cidadania mediado pelas tecnologias digitais, já presentes no contexto da escola. Para dar conta das demandas e questões que a (con) vivência na escola fez emergir, a metodologia de investigação e análise foi inspirada no método cartográfico de pesquisa e intervenção e, com base nas ideias de Moreira e Candau (2006) sobre currículo, de Gadotti (2000) sobre cidadania, e Maraschin e Axt (2005) sobre acoplamento tecnológico, foi possível constatar que tanto o conceito de currículo quanto o conceito de cidadania são conceitos amplos e complexos que permitem várias interpretações. Bem como, perceber que as TD presentes na escola são tratadas como ferramenta pedagógica, como subsídio ao processo de ensino, e não como um artefato cultural propício ao desenvolvimento da cidadania. A cidadania não foi percebida no contexto da pesquisa como participação ativa e propositiva dos cidadãos. De acordo com as recorrências nos discursos das professoras, as pesquisas via internet foram, a forma mais comum de uso das TD no contexto da escola, no entanto, essa recorrência no processo não configura um acoplamento tecnológico. Foi possível observar apropriação dos participantes em relação aos conceitos problematizados no decorrer desta pesquisa, gerando movimentos e possíveis inovações em algumas práticas evidenciadas no decorrer desta investigação.