Abstract:
Este trabalho apresenta uma pesquisa-ação participante, que contou com a participação de nove docentes atuantes no Programa Jovem Aprendiz (PJA). Entre as referências utilizadas, destacam-se Miguel Ángel Zabalza como aporte ao uso do Diário de Aula (DA) e Daniel Goleman com a teoria da Inteligência Emocional (IE) nas relações de trabalho. Os docentes participaram de um Programa de Desenvolvimento Docente (PRODED), onde foram apresentados ao DA e convidados a registrar seus conflitos vivenciados em sala de aula. O DA é o principal instrumento de pesquisa deste estudo, que teve como objetivo analisar a IE diante de situações conflitivas na prática docente, a partir de um processo de formação-investigação. A análise de dados foi realizada com base na Análise Textual Discursiva (ATD) a partir de quatro categorias a priori, sendo elas: conflitos em sala de aula, reações diante das situações conflitivas, emoções e reflexão sobre a prática. A análise revelou que a reação dos docentes diante das situações conflitivas foi de paralisação, ações imediatistas e ações ponderadas para manejar situações relacionadas aos alunos que não participaram das atividades, que desrespeitaram as regras e que foram agressivos verbalmente. A análise das categorias emoções e reflexão sobre a prática apontou que dentre as diversas emoções mencionadas pelos docentes, o medo, a tristeza e a raiva foram as emoções primárias manifestadas nas situações conflitivas. Essas situações foram relacionadas ao comportamento dos alunos, violência, risco de vida, situações onde o próprio docente percebeu-se incompetente e impotente, desesperança na mudança de comportamentos dos alunos e também por não conseguirem controlar e evitar algumas situações. A categoria reflexão sobre a prática discorreu sobre relatos dos docentes relacionados ao seu processo reflexivo, suas dificuldades e medos, e sobre suas competências, satisfações e desafios diante desta profissão. Os resultados deste estudo apontaram que a reflexão sobre a prática, a partir do uso do DA, contribui para a identificação das emoções e da releitura sobre as ações e reações dos docentes diante das situações conflitivas. Por fim, destaca-se a contribuição da Psicologia para o campo da Gestão Educacional, pois o estudo sobre as emoções e comportamento humano revela-se um grande aporte no apoio aos docentes, com a proposição do exercício sobre a reflexão da prática. Por conseguinte, a reflexão sobre a prática também estimula o autoconhecimento docente e o desenvolvimento da Inteligência Emocional para a gestão dos conflitos vivenciados em sala de aula.