Abstract:
A atividade de manutenção, seja de equipamentos ou de instalações, é uma função rotineira na maioria das grandes empresas. Entretanto, com o crescimento da automação e da mecanização, aspectos como a confiabilidade e a disponibilidade tornaram-se pontos–chave em termos de competitividade. Isso se dá pelo fato da eventual paralisação das operações ter um impacto nos custos, na qualidade e na confiabilidade dos produtos e serviços. Além de que, o advento da cobrança cada vez maior por qualidade na execução dos serviços, em geral, e do transporte público, em particular. Da mesma forma, essa busca por competitividade precede uma busca incessante por melhores índices de eficiência, seja na empresa pública ou na privada. Este estudo, em particular, tem como objetivo propor um modelo de identificação dos Fatores Críticos de Sucesso (FCS) do sistema de gestão da manutenção da empresa de Trens Urbanos de Porto Alegre S.A. (Trensurb), a fim de reduzir o impacto da atuação da atividade de manutenção no desempenho do negócio da empresa. Ainda na esfera dos objetivos, essa pesquisa construí a estrutura Sistêmica que reflete o modelo do sistema de Gestão da Manutenção da Trensurb, possibilitando a compreensão de que forma as variáveis envolvidas nesse contexto se interelacionam a partir do Pensamento Sistêmico. Ainda construir arquétipos que reflitam a realidade do modus operandi do sistema de gestão da manutenção da Trensurb. E por fim, analisa a estrutura construída de modo a identificar os FCS - Fatores Críticos de Sucesso (FCS) do sistema de gestão da manutenção por meio do Pensamento Sistêmico. Identificamos como por meio do Pensamento Sistêmico (PS) que esse modelo serve como uma alternativa aos modelos usuais de análise da gestão da manutenção. Com a utilização de métodos qualitativos, levanta-se uma série de relações entre as inúmeras variáveis existentes na atuação do sistema de gestão da manutenção. Como resultados foi possível identificar que a área de atuação da equipe de manutenção terceirizada, o modelo de mix de contratação da manutenção própria x terceirizada, a disponibilidade Operacional, e o MKBF - Mean Kilometer Between Failures, correspondem aos Fatores Críticos de Sucesso do sistema de gestão da manutenção da Trensurb. Além disso, foi possível a contrução da tríade da sustentabilidade da manutenção. Sendo conduzido seguindo os preceitos de um Estudo de Caso, a pesquisa evolui no campo de estudo dos fatores críticos de sucesso, não se limitando a apresentar somente uma abordagem pontual, mas evolui através proposição de uma metodologia de levantamento dos Fatores Críticos De Sucesso com o uso do Pensamento Sistêmico.