Resumen:
Esta dissertação trata da formação política do professor. O objetivo principal é analisar as propostas de formação de professores do Estado de Mato Grosso implementadas pelo CEFAPRO, bem como, a do sindicato da categoria dos profissionais da educação, e como estas chegam às escolas de Educação Básica. Para analisar as propostas de formação, utilizei como suporte teórico Frigotto (1996), Pimenta (2002), Silva (2002) e outros. Nessa trajetória, fui guiado pela questão: Que perspectiva de formação política as propostas de formação docente do Estado implementadas pelo CEFAPRO, do sindicato e da escola proporcionam aos professores da Educação Básica? Para buscar respostas a esta questão me utilizei da metodologia qualitativa numa perspectiva interpretativa. Os sujeitos da pesquisa são três lideranças sindicais, três professores formadores do CEFAPRO e três coordenadores pedagógicos das escolas selecionadas. Os sujeitos são professores efetivos da Educação Básica de Escolas Públicas do município de Cáceres – MT. Através do contato com a direção do sindicato, do CEFAPRO e das escolas selecionadas coletei dados para construir a caracterização dos espaços de pesquisa. Por meio de questionário coletei e organizei dados para a caracterização dos sujeitos da pesquisa. Por meio de entrevistas semi estruturadas busquei compreender as concepções dos sujeitos sobre categorias sociais previamente selecionadas por meio de estudo teórico. São elas: o Estado como sociedade política, o Estado como sociedade civil, relações sociais e da classe, o professor como intelectual, proposta de formação de professores, o papel da escola e democracia e cidadania. Para fundamentar as categorias utilizei como suporte teórico Gramsci (1979), (2000), Giroux (1997) Frigotto (1996), Silva (2002). Ferreira (1993) entre outros. Um dos procedimentos metodológicos que utilizei foi a análise de conteúdo para analisar a transcrição das entrevistas. Busquei dados nas propostas de formação docente do MEC desenvolvida em parceria com a SEDUC/MT e da própria SEDUC/MT, no Projeto Político Pedagógico do CEFAPRO, os materiais de divulgação para mobilização do sindicato bem como nas atas das assembléias. buscando dados em relatórios avaliativos, referentes ao ano letivo de 2006. Procedemos a análise dos dados coletados confrontando a opinião dos entrevistados com a fundamentação teórica de cada categoria. As análises revelaram que as propostas de formação de professores implementadas nas escolas de Cáceres – MT proporcionam aos professores não contribuem para a educação intervir na realidade no sentido da construção de outro modelo de sociedade.