Resumo:
O fato das empresas, sobretudo de pequeno e médio porte, estarem cada vez mais agindo de forma cooperada, torna a utilização de estratégias coletivas uma forma de transpor obstáculos impostos pelas hostilidades do mercado, tais como limitações de competitividade frente às grandes empresas. As redes interorganizacionais têm se apresentado como uma forma organizacional alternativa para as empresas na busca de uma maior competitividade. Nos últimos anos, diversas novas redes foram formadas no Estado do Rio Grande do Sul, bem como diversas novas marcas comerciais surgiram fruto dessa união de empresas. Assim sendo, o objetivo dessa pesquisa é analisar o papel da cooperação entre empresas no processo de gestão estratégica de marca em redes. No intuito de alcançar esse objetivo foram realizados dois estudos de caso em redes interorganizacionais, formadas por empresas de pequeno e médio porte, localizadas no Estado do Rio Grande do Sul e inseridas no setor do comércio varejista. Dessa forma, durante o ano de 2007 foram realizadas 12 entrevistas semi-estruturadas com pessoas-chave da Rede Construir (associação de empresas de materiais de construção) e da Redefort (associação de empresas supermercadistas). Os resultados foram analisados qualitativamente e entre as principais conclusões destacam-se que a gestão de marca coletiva pode gerar uma série de resultados positivos para as empresas participantes desse processo de cooperação, como por exemplo o aumento de visibilidade e credibilidade, além do alcance de uma instância competitiva mais forte.