Resumen:
O aumento do consumo e a diminuição da vida útil de bens duráveis, devida em parte pela obsolescência planejada, contribuem para o aumento dos Resíduos Sólidos Urbanos - RSU. Estes resíduos têm origem em atividades domésticas, comerciais e de povoações, e são tema de pesquisas acadêmicas com ênfase em reciclagem, logística reversa, aterros sanitários, entre outros assuntos de interesse social, ambiental e industrial. Este trabalho tem como objetivo descrever o papel das cooperativas de catadores no processo de retorno de RSU à indústria, em forma de matéria prima, através de práticas de logística reversa. A abordagem escolhida foi o estudo de caso duplo, com método qualitativo/quantitativo. Foi descrita a maneira como as cooperativas estudadas estão organizadas, compreendendo o histórico e a estrutura física de que dispõem. Além disso, foi explorado o fluxo do RSU que chega até as cooperativas, ou seja, como se dá a coleta, triagem e a revenda dos materiais e bens pós-consumo. Os dados foram coletados diretamente nas cooperativas, através de entrevistas semiestruturadas, realizadas com os respectivos presidentes e com demais integrantes das organizações. Também foram coletadas informações em documentos administrativos. O trabalho das cooperativas de reciclagem tem impacto econômico, social e ambiental. Além de gerar renda para comunidades e parcelas da população em situação de vulnerabilidade social, contribuir para a conservação de recursos naturais e aumentar a vida útil de aterros sanitários, também possui papel importante na redução do custo da matéria prima para as empresas. Através do cruzamento dos dados, identificou-se que as cooperativas atuam entre o consumidor final e a indústria da reciclagem, como uma ponte, contribuindo com a coleta, a separação e o beneficiamento de alguns materiais, não tendo, porém, contato direto com a indústria da reciclagem. O trabalho das cooperativas contribui para o reaproveitamento de RSU, pois possibilita que a indústria da reciclagem tenha acesso aos resíduos, que são retirados do meio urbano, separados, enfardados, algumas vezes beneficiados, e revendidos a atravessadores.