Resumo:
A saúde é uma das atividades econômicas mais importantes no Brasil e no mundo. As instituições de saúde no Brasil caminham para alcançar uma eficiência técnica e gerencial, através da identificação, controle e gerenciamento da qualidade. As preocupações com a qualidade dos serviços prestados na área da saúde acabaram refletindo em novas exigências, com portarias e resoluções que auxiliam na execução das atividades na área de análises clínicas. Esta pesquisa teve como objetivo geral identificar as atividades associadas aos principais pontos de perdas produtivas em laboratórios de análises clínicas. Classifica-se como pesquisa exploratória e qualitativa, tendo sido adotado o estudo de casos múltiplos, realizados em quatro laboratórios de análises clínicas, localizados no Litoral Norte do Estado do Rio Grande do Sul – Brasil. Como resultado, a pesquisa apresenta que 77,16% dos processos laboratoriais caracterizam-se por atividades que não agregam valor ao cliente, sendo, 28,46% perdas por movimentação e 48,70% perdas por espera. Apenas 22,84% das atividades foram caracterizadas como agregadoras de valor para o cliente. No que tange à Sistemas de Gestão, as normas certificadoras NBR ISO 9001, 17025 e 15189 podem auxiliar na melhoria do processo com a implantação de requisitos técnicos e gerenciais para o gerenciamento. Nesse sentido, a pesquisa pretendeu expandir conhecimentos relacionados aos Sistemas de Gestão em laboratórios clínicos, aliados a normas certificadoras do setor.