Resumo:
A tese apresenta a análise da experiência de formação continuada vivenciada por alfabetizadoras a partir da proposta de Educação Popular na Rede Municipal de Ensino de Chapecó (1997-2004). Na articulação entre os Estudos em Educação Popular e os Estudos sobre Alfabetização e Formação Continuada de Professores, buscou-se compreender os processos de formação continuada a partir da proposta de Educação Popular, analisando-se as possibilidades e os tensionamentos apontados por umgrupo de alfabetizadoras. A abordagem metodológica adotada para a realização deste estudo é de inspiração etnográfica, sendo consultados registros da Secretaria de Educação, tais como Revista de Educação Popular, Projeto Político-Pedagógico e documentos produzidos no âmbito da formação continuada, como o Caderno de Área. Além disso, aplicou-se questionário com cinco alfabetizadoras que participaram da formação continuada naquele período. Para a análise do material, fez-se uso das ferramentas conceituais oriundas dos estudos freireanos: participação, emancipação e diferença. Com esses encaminhamentos teórico-metodológicos, defende-se a tese de que um processo de formação continuada com base na participação e no trabalho coletivo, tendo a Educação Popular como orientadora, não basta para dar acesso aos conhecimentos específicos da alfabetização. É preciso que tanto a universidade quanto a escolae ou outras agências responsáveis pela formação, como, no caso analisado, a Secretaria de Educação,desenvolvam práticas formativas com acesso aos conhecimentos específicos da alfabetização e à dimensão política e social dos conhecimentos. Por fim, são discutidas as relações entre a proposta analisada e as políticas educacionais curriculares que a desencadearam, no intuito de caracterizar avanços e dificuldades observados e as condições necessárias para que sua implementaçãose desse de forma coerente, contribuindo efetivamente para a construção de uma comunidade escolar autônoma, comprometida com a transformação da realidade sociocultural em que estava inserida.