Abstract:
Este trabalho teve por objetivo avaliar a inovação de produto como recurso na internacionalização de empresas brasileiras e como a inovação de produto foi empregada
como recurso estratégico, pela lente da Resource Based View – RBV (Visão Baseada em Recursos), na internacionalização da empresa Forjas Taurus S.A. Utilizou-se para tanto, modelos conceituais de inovação, internacionalização de empresas e da Visão Baseada em Recursos. Desta forma, pretendeu-se discutir o papel da inovação como recurso para a geração de conhecimento e aprendizagem durante o processo de internacionalização. Para chegar a esse objetivo, buscou-se pesquisar a inovação como recurso no processo de internacionalização de empresas, através de um estudo de caso na empresa Forjas Taurus S.A., cujo foco foi avaliar se o processo de internacionalização com a introdução de um produto, o revólver The Judge, gerou vantagem competitiva no mercado norte-americano. A dissertação foi constituída através de um estudo de caso único, descritivo e de natureza qualitativa. A coleta de dados foi efetivada por meio de análise documental, observação direta e entrevistas em profundidade com gestores que tiveram envolvimento no processo de desenvolvimento e introdução do revólver The Judge no mercado norte-americano. De acordo com a análise, foi constatado que a possibilidade de explorar o mercado norte-americano com um produto inovador foi fundamental no seu processo de internacionalização para os Estados Unidos. Também foi identificado que a inovação do produto foi o principal recurso estratégico no processo de internacionalização do revólver The Judge. Além disso, evidenciou-se que o revólver The Judge demonstrou ser, sob o ponto de vista da RBV, um produto valioso, raro, inimitável e insubstituível, gerando vantagem competitiva no mercado norte-americano.