Resumo:
A Internet das Coisas (IoT) é uma evolução dentro do paradigma de computação ubíqua, que consiste na presença pervasiva de objetos e “coisas” inteligentes ao nosso redor. A IoT inspira um novo modelo de negócios, o qual força as organizações de vários setores a ajustar suas estratégias, a fim de obter sucesso no mercado digital que se expandirá cada vez mais. Muitas empresas enfrentam dificuldades de entender a complexidade sem precedentes de desenvolver modelos de negócio adequados à evolução das tecnologias digitais. Desta forma, o presente estudo teve como objetivo analisar como pode ser definido um modelo de negócio para produtos e serviços baseados em IoT, identificando os elementos mais relevantes e os facilitadores e as barreiras existentes neste contexto tecnológico. Para a presente pesquisa adotou-se uma abordagem qualitativa, de nível exploratório, tendo como método de pesquisa a metodologia baseada em design - a Design Research (DR). A DR foi utilizada para instanciação de um modelo de negócio, seguindo o Business Model Canvas, para um produto baseado em IoT. Para obtenção de dados empíricos, o estudo foi realizado em uma empresa de desenvolvimento de produtos eletrônicos, mais especificamente, na linha de automação residencial. As atividades realizadas com a empresa, as quais compreenderam sessões de trabalho e entrevistas semiestruturadas, tiveram como propósito compreender o problema a ser tratado na pesquisa, levantar a motivação da empresa em abordá-lo, realizar o desenho do modelo de negócio e, posteriormente, executar a validação do mesmo, assim como avaliar o método de pesquisa utilizado. Os principais resultados indicam que um modelo de negócio para produtos e serviços baseados em IoT podem ser gerados a partir do Business Model Canvas, porém possuem elementos específicos que precisam ser considerados, especialmente relacionados com aspectos tecnológicos advindos de IoT e a oferta de serviços integrados ao produto. Além disso, foram identificados oito facilitadores e sete barreiras para a geração de modelos de negócio para IoT, que contribuem tanto para enriquecer a literatura sobre o tema, como referência para os gestores no momento da concepção de novos modelos de negócios para produtos e serviços baseado em IoT.