Resumo:
A educação quando pensada de forma isolada da práxis, pode provocar um distanciamento entre saberes e fazeres, gerando o que podemos nomear de serviços de saúde de baixa qualidade e resolutividade, ou que não correspondem com as efetivas necessidades dos usuários. OBJETIVO: Propor um programa educativo para o desenvolvimento dos processos de ensino em serviço para os profissionais da enfermagem atuantes em um Centro de Terapia Intensiva (CTI) adulto de um hospital privado na cidade de Porto Alegre/RS. MATERIAL E MÉTODO: Estudo qualitativo do tipo exploratório descritivo, com o uso da técnica de grupo focal realizada no período de junho a julho de 2014. Foram selecionados 10 participantes (cinco enfermeiros e cinco técnicos de enfermagem) do quadro funcional de enfermagem ativos no CTI adulto com no mínimo um ano de trabalho no local. Os dados foram coletados pelo pesquisador responsável através da discussão nos grupos focais, os quais ocorreram em duas etapas com três encontros com uma hora de reunião cada encontro. A primeira etapa teve como objetivo realizar o levantamento de dados referentes à realidade atual, isto é, dificuldades e potencialidades da equipe de enfermagem, na adesão e participação das práticas educativas desenvolvidas atualmente no serviço. Foi utilizada para cada etapa da pesquisa a técnica de análise do conteúdo do tipo temática com o uso do software QSR Nvivo versão 7.0 como ferramenta para a organização dos dados seguindo as etapas: 1º Pré-análise; 2º Exploração do material; 3º Tratamento dos resultados obtidos e interpretação. RESULTADO: Foram detectados 191 unidades de registros que deram origem a três categorias e oito subcategorias, as quais foram construídas a partir dos temas que tiveram maior frequência e interligadas contextualmente, conforme as etapas do estudo. Categorias da Etapa I – Análise das práticas educativas: a) Dificuldades na adesão e participação das práticas educativas: treinamento inicial; comprometimento dos enfermeiros; aplicação das práticas educativas; qualificação do instrutor; b) Potencialidades na adesão e participação das práticas educativas: logística das práticas educativas; temas das práticas educativas; Categoria da Etapa II –Construção e aplicação de uma proposta educativa: a) Propostas de melhorias para as práticas educativas: capacitação para os multiplicadores; metodologia ativa com simulação realística e certificação. CONCLUSÃO: Pensar em processos educativos para o contexto de um CTI é algo desafiador pela própria dinâmica de trabalho deste setor e a complexidade que instiga a busca de alternativas para a formação dos profissionais. Frente a isso foram elencadas três alternativas para implantação de um programa educacional na terapia intensiva. São elas: (1) Programa de certificação para a enfermagem da terapia intensiva; (2) Programa de desenvolvimento e atualização para enfermagem; (3) Programa de desenvolvimento para enfermeiros.