Abstract:
O objetivo geral desta tese consiste em propor e testar um modelo teórico de coopetição que explique a performance da força de vendas de uma empresa de varejo, a partir de dois estudos: o primeiro, qualitativo, utilizou a abordagem grounded theory e amostragem teórica a partir de 14 entrevistas em profundidade e 4 grupos focais com vendedores, gerentes de filiais, Supervisora de Recursos Humanos, Gerente de RH e Diretor de RH. Nesta fase, apresentou-se um modelo teórico de competição que explica os comportamentos cooperativos e competitivos encontrados na ambiência de pesquisa e mostrou de que maneira esses comportamentos impactam na performance de vendas da empresa estudada. Mais especificamente, na fase exploratória, foi analisado a relação entre cooperação e competição e a relação da coopetição com a performance da força de vendas de uma empresa varejista e identificou a existência de variáveis contingenciais na coopetição individual. O segundo estudo, de caráter descritivo, utilizou a metodologia quantitativa, mais especificamente de uma pesquisa survey com uma amostra de 1240 vendedores das 252 filiais da empresa, testou-se empiricamente as relações do modelo teórico proposto na etapa anterior a partir da modelagem de equações estruturais. Além disso, avaliou-se os efeitos de assimetrias entre as variáveis de orientação cooperativa e competitiva na cooperação e na competição (respectivamente). Após isso, foi aferido as moderações das variáveis laços interpessoais, normas de compartilhamento de conhecimentos, clima psicológico competitivo e práticas gerenciais nas relações entre os construtos cooperação, competição na performance. Os resultados identificaram que a cooperação está relacionada a resultados individuais negativos da performance de vendas. Ainda, mostrou que a competição é um comportamento que também está relacionado com a performance de vendas. Porém, ao contrário da cooperação, a competição favorece os resultados positivos na performance. Os relacionamentos recíprocos entre os construtos cooperação e competição (impacto da cooperação na competição e o impacto da competição na cooperação) demostraram que essas dimensões se impactam de forma negativa entre elas. Isto é, estão inversamente relacionadas.