Resumen:
Esta pesquisa teve como tema central a educação integral e propôs-se a analisar a relação entre o projeto de jornada ampliada da Escola Municipal de Ensino Fundamental Major Antônio de Alencar, denominado Escola de Turno Integral, e a melhoria da qualidade da educação oferecida pela escola, uma vez, que essa escola tem alcançado Efetividade Social na comunidade em que atua. Para alcançarmos os objetivos propostos realizamos uma pesquisa bibliográfica sobre o contexto histórico e as concepções de Educação Integral no Brasil e através da pesquisa qualitativa com referências de Godoy (1995), Brandão (2000) e Ludke & André (2003), construiu-se a possibilidade de que os fenômenos fossem estudados no contexto em que ocorreram e possibilitou a participação ativa do pesquisador no ambiente pesquisado. A escola investigada participa do “Programa Mais Educação” que se constitui em uma estratégia do Governo Federal que prevê a oferta de educação integral em jornada ampliada, por meio da realização de atividades socioeducativas no contra turno escolar, realizadas no espaço da escola ou fora dela. Acreditamos que o debate da concepção de educação integral presente neste estudo tem sua relevância na atualidade do tema, uma vez que se encontra inserido no contexto nacional de políticas públicas que evocam a busca pela qualidade da educação brasileira, enquanto um estudo que associa a educação integral em jornada ampliada aos impactos nos processos educativos.