RDBU| Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos

Pacto nacional pela alfabetização na idade certa (PNAIC): os processos avaliativos no 1º ano do ensino fundamental de nove anos

Mi

Mostrar el registro sencillo del ítem

metadataTrad.dc.contributor.author Almeida, Leonardo Rocha de;
metadataTrad.dc.contributor.authorLattes http://lattes.cnpq.br/3865100557257329;
metadataTrad.dc.contributor.advisor Fabris, Eli Terezinha Henn;
metadataTrad.dc.contributor.advisorLattes http://lattes.cnpq.br/2961121430255733;
metadataTrad.dc.publisher Universidade do Vale do Rio dos Sinos;
metadataTrad.dc.publisher.initials Unisinos;
metadataTrad.dc.publisher.country Brasil;
metadataTrad.dc.publisher.department Escola de Humanidades;
metadataTrad.dc.language pt_BR;
metadataTrad.dc.title Pacto nacional pela alfabetização na idade certa (PNAIC): os processos avaliativos no 1º ano do ensino fundamental de nove anos;
metadataTrad.dc.description.resumo Este trabalho apresenta uma análise sobre o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC) referente à formação continuada em Língua Portuguesa desenvolvido em 2013 nas escolas públicas de uma rede municipal localizada no sul do Brasil. O trabalho centrou-se nas práticas avaliativas de professoras alfabetizadoras de uma cidade da região metropolitana de Porto Alegre, participantes desta formação. Como referenciais teóricos foram utilizados estudos e pesquisas dos seguintes autores: Emilia Ferreiro, Maria Teresa Esteban, Cipriano Luckesi, entre outros. Para desenvolver o exercício analítico, busquei entender como a formação continuada se desenvolveu sobre o tema da qualificação dos processos de avaliação das aprendizagens escolares no 1º Ano do Ensino Fundamental de Nove Anos. A metodologia selecionada foi a análise de conteúdo, baseado em Laurence Bardin e Maria Laura Franco, desenvolvida a partir do escrutínio e tabulação dos cadernos de formação em Língua Portuguesa do 1º Ano do Ensino Fundamental, além de questionário e entrevista com professoras alfabetizadoras. A partir da análise de conteúdo e o trabalho de debruçar-se sobre os materiais foi possível extrair os seguintes sentidos: Avaliação e Inclusão; Avaliação diagnóstica e planejamento; Impacto do Pacto na prática docente. A partir dos resultados obtidos foi possível criar um projeto de intervenção com o título: Ressignificando o processo de avaliação das aprendizagens na alfabetização.;
metadataTrad.dc.description.abstract This paper presents an analysis of the National Pact for Literacy at the Correct Age (PNAIC) for continuing education in Portuguese developed in 2013 in the public schools of a municipal network. The work focused on the evaluation practices of literacy teachers of a city in the metropolitan region of Porto Alegre, participants of this training. As_references, research from the following authors was used: Emilia Ferreiro, Maria Teresa Esteban, Cipriano Luckesi, among others. To develop the analytical exercise, I sought to understand how the continuing education progressed with respect to the classification of the evaluation procedures of school learning for the 1st Elementary School Year Nine Years. The selected methodology was content analysis, based on Laurence Bardin and Maria Laura Franco’s methods, and was developed using ballot tabulation of training books in Portuguese for the 1st year of primary school, and questionnaires and interviews with literacy teachers. From the content analysis, we acted over the materials and extracted some meaning cores: evaluation and inclusion diagnostic evaluation and planning; impact of the pact on teaching practice.Based on the results, we propose a project of intervention with the title: giving new meaning to the evaluation process of learning in literacy.;
metadataTrad.dc.subject Pacto nacional pela alfabetização na idade certa; Alfabetização; Formação continuada; National pact for literacy at the correct age; Literacy; Evaluation; Continuing education;
metadataTrad.dc.subject.cnpq ACCNPQ::Ciências Humanas::Educação;
metadataTrad.dc.type Dissertação;
metadataTrad.dc.date.issued 2015-03-25;
metadataTrad.dc.description.sponsorship Nenhuma;
metadataTrad.dc.rights openAccess;
metadataTrad.dc.identifier.uri http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/4821;
metadataTrad.dc.publisher.program Programa de Pós-Graduação em Gestão Educacional;


Ficheros en el ítem

Este ítem aparece en la(s) siguiente(s) colección(ones)

Mostrar el registro sencillo del ítem

Buscar

Búsqueda avanzada

Listar

Mi cuenta

Estadísticas