RDBU| Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos

Dilma Rousseff como candidata à presidência: estratégias midiáticas de Zero Hora (RS) e Folha de São Paulo (SP)

Mostrar registro simples

Autor Tramontini, Mariana Bastian;
Lattes do autor http://lattes.cnpq.br/4058839718922114;
Orientador Gomes, Pedro Gilberto;
Lattes do orientador http://lattes.cnpq.br/8726873784241900;
Instituição Universidade do Vale do Rio dos Sinos;
Sigla da instituição Unisinos;
País da instituição Brasil;
Instituto/Departamento Escola da Indústria Criativa;
Idioma pt_BR;
Título Dilma Rousseff como candidata à presidência: estratégias midiáticas de Zero Hora (RS) e Folha de São Paulo (SP);
Resumo O trabalho aqui apresentado analisa o papel dos jornais Zero Hora (RS) e Folha de São Paulo (SP) na construção de Dilma Rousseff como candidata à Presidência do Brasil. Partimos da hipótese de que a condição atual, de ascensão das minorias, favorece a candidatura de uma mulher. Além disso, acreditamos que alguns episódios ocorridos neste período contribuíram com a humanização da candidata, como o diagnóstico de um câncer e o fato de se tornar avó. A presente tese surgiu de uma pesquisa exploratória inicial que fomentou este trabalho de profundidade para extrair do empírico as ‘operações de sentido’ que constituem as estratégias midiáticas colocadas em prática pelos jornais Zero Hora (RS) e Folha de São Paulo (SP) para ‘construir’ a candidata ao longo de três anos (2008/2010). Não é possível descartar elementos contextuais (como a luta pelos direitos individuais e de minorias) somados a aspectos circunstanciais da candidata como pessoa (a luta contra o câncer), elementos conjunturais da própria campanha (a crise com a secretária Lina Vieira ou a suposição de um dossiê que nunca fora descoberto) ou o momento de duplo palanque vivenciado no RS. Percebemos que não há uma intencionalidade nessas ‘operações’, elas aparecem ao longo do tempo em momentos de intensidade e tensão, é a totalidade dessas ‘operações de sentido’ que configuram as estratégias midiáticas do que é dito no tempo e no espaço desses jornais.;
Abstract El trabajo presentado aquí analiza el papel de los periódicos Zero Hora (RS) y Folha de São Paulo (SP) en la construcción de Dilma Rousseff como candidata presidencial de Brasil. La hipótesis es que la condición actual del ascenso de las minorías, favorece a la candidatura de una mujer. Además, creemos que algunos episodios que ocurrieron durante este período contribuyeron a la humanización de la candidata, como el diagnóstico de cáncer y el hecho de tornarse abuela. Esta tesis surgió de una investigación exploratoria inicial que impulsó este trabajo para extraer las 'operaciones de sentido’ que constituyen las estrategias mediaticas establecidas por los periódicos Zero Hora (RS) y Folha de São Paulo (SP) para ‘construir’ la candidata durante tres años (2008/2010). No se puede quitar elementos contextuales (como la lucha por los derechos individuales y de las minorías) que se añaden a los aspectos circunstanciales de que la candidata como persona (lucha contra el cáncer), elementos conyunturales de la campaña en sí (la crisis con la secretaria Lina Vieira y la suposición de un dossier que nunca fuera encontrado) o el momento de la doble tribuna experimentado en RS. Así nos damos cuenta de que no hay ninguna intencionalidad en estas ‘operaciones’, estas aparecen con el tiempo en momentos de intensidad y tensión. Es la totalidad de estas ‘operaciones de sentido’ que configuran las estrategias mediáticas do que se dice en el tiempo y en el espacio de estos periódicos.; This thesis analyses the role of the newspapers Zero Hora (from the State of Rio Grande do Sul) and Folha de São Paulo (from the State of São Paulo) in the construction of Dilma Rousseff as Brazil's presidential candidate. The assumption is that the current condition of the rise of minorities favors the candidacy of a woman. Furthermore, we believe that some episodes that occurred during this period contributed to the humanization of the candidate, as the diagnosis of a cancer and the fact of becoming a grandmother. This thesis arose from an initial exploratory research that fueled the in-depth work to draw from the empirical ‘sense operations’ that constitute the media strategies put in place by the newspapers Zero Hora and Folha de São Paulo to build the candidate over three years (2008/2010). Contextual elements (such as the struggle for individual rights and minorities) added to the circumstantial aspects of the candidate as a person (fighting cancer), cyclical elements of the campaign itself (the crisis with Secretary Lina Vieira or the supposition of a dossier that had never been discovered) or the double political rally experienced at Rio Grande do Sul. We realize that there is no intention in these ‘operations’. They appear over time in moments of intensity and tension. The totality of these “sense operations” gives meaning to what is said in time and space of these newspapers.;
Palavras-chave Política; Midiatização; Discurso; ‘Operações de Sentido’; ‘Contratos de leitura’; Mediatización; ‘Operaciones de Sentido’; ‘Contractos de lectura’; Politics; Mediatization; Speech; ‘Sense Operations’; ‘Reading contracts’;
Área(s) do conhecimento ACCNPQ::Ciências Sociais Aplicadas::Comunicação;
Tipo Tese;
Data de defesa 2013-03-25;
Agência de fomento Nenhuma;
Direitos de acesso openAccess;
URI http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/4800;
Programa Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação;


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar

Busca avançada

Navegar

Minha conta

Estatística