Resumo:
Esta dissertação de mestrado dirige-se para o aprimoramento do conhecimento de questões relativas ao processo de revelação do diagnóstico HIV positivo para crianças e adolescentes. Foi realizada uma pesquisa de método misto sequencial, sendo realizada primeiramente a fase quantitativa, seguida da fase qualitativa. Assim, os resultados estão organizados em dois artigos empíricos. O primeiro artigo empírico apresenta os resultados de uma pesquisa de levantamento que teve como objetivos identificar características de saúde mental de crianças e adolescentes vivendo com HIV, verificando também associações com fatores sociodemográficos. Participaram 112 cuidadores de crianças e adolescentes com idades entre seis e 18 anos, com média de 12 anos (DP ± 3) e que faziam acompanhamento em dois serviços de atendimento especializado (SAE) de Porto Alegre, RS, Brasil. Os instrumentos utilizados foram um questionário de dados sociodemográficos e o Child Behavior Checklist (CBCL). Verificou-se que 59% da amostra apresentava critério clínico para problemas de saúde mental, conforme identificado no CBCL. Os meninos estavam mais propensos a apresentar comportamento delinquente que as meninas e crianças com até 10 anos de idade apresentaram escores significativamente maiores para depressão, problemas sociais, problemas de pensamento, dificuldades de atenção, comportamento agressivo e na categoria clínica. Também foi observada a associação entre comportamento agressivo e sintomas depressivos. Em relação à revelação do diagnóstico, verificou-se que 60% da amostra conhecia seu diagnóstico, sendo que em 68% dos casos a revelação foi realizada pela família entre os 10 e 12 anos de idade. Além disso, a não revelação do diagnóstico estava associada a maior presença de categoria clínica e problemas sociais. Os dados apontam para a necessidade de atenção à saúde mental de crianças e adolescentes vivendo com HIV, sugerindo a implementação de serviços para o acompanhamento psicológico de crianças e adolescentes, além do incentivo às práticas de revelação do diagnóstico. O segundo artigo empírico apresenta uma pesquisa de casos múltiplos, com o objetivo de conhecer alguns aspectos familiares relativos ao processo de revelação do diagnóstico de HIV, bem como as condições psicológicas de adolescentes que desconheciam seu diagnóstico. No aspecto relativo aos cuidadores, foram investigadas as expectativas, temores e formas de lidar com o segredo e com a possibilidade de revelação. Em relação aos adolescentes, foram identificados o estado emocional dos jovens, as fantasias e mecanismos de defesa relacionados ao diagnóstico. Participaram cinco adolescentes com idades entre 10 e 13 anos e seus cuidadores. Foram realizadas entrevistas com os cuidadores e aplicados os testes HTP e o 13 Teste das Fábulas nos adolescentes. A análise dos dados apontou que os cuidadores tendem a postergar a revelação do diagnóstico por não se sentirem preparados. Em relação aos adolescentes, verificou-se que há um comprometimento no processo de desenvolvimento emocional, com repercussões psicológicas, emocionais e cognitivas. Os resultados indicam a importância de um acompanhamento psicológico para os cuidadores, para auxiliá-los a lidar de forma mais adaptativa com seu diagnóstico, visando construir um processo de revelação de diagnóstico individualizado e gradual.