Resumo:
Este estudo tem como objetivo mensurar o impacto dos determinantes da oferta de açúcar e álcool no Brasil com o intuito de captar a intensidade e a duração que as oscilações de preços e de produções transmitem para o mercado brasileiro. O período analisado está inserido na fase pós-desregulamentação do setor sucroalcooleiro, no qual os preços passaram a ser determinados de acordo com as regras de livre mercado e o governo, por sua vez, passou a exercer uma função secundária na regulação do setor. Nesse sentido, o modelo econométrico proposto para o presente estudo consiste no método de vetor auto-regressivo com mecanismo de correção de erro (VEC), com base em séries temporais trimestrais compreendidas entre o período de 1995 a 2009. Para uma melhor compreensão das análises, primeiramente apresentou-se, nos primeiros capítulos, uma revisão dos conceitos históricos e teóricos que abordam os principais fatores condicionantes da oferta de açúcar e álcool no Brasil. Posteriormente, analisou-se, atráves dos testes de causalidade de Granger e funções de impulso resposta (FIR), a precedência entre as variáveis compreendidas nos modelos, bem como o impulso que uma variável exerce sobre as demais. Por fim, com base nos testes apresentados, chegou-se à conclusão que o modelo B com quatro defasagens apresentou os resultados mais coerentes e conclusivos em relação ao embasamento teórico e à dinâmica do setor. Dentre os principais resultados, fica evidenciada a relação positiva do açúcar e do álcool em relação à determinação de suas ofertas, no sentido de que o aumento da oferta de um produto gere no mesmo sentido a expansão do outro. Adicionalmente, os comportamentos das variáveis de preços, em parte, apresentaram resultados condizentes com a realidade do setor e na maioria dos impulsos corresponderam com os sinais esperados. As exportações de açúcar e taxa de câmbio impactam positivamente na renda recebida pelo produtor e inferem positivamente para a expansão da oferta brasileira de açúcar.