Resumo:
A partir de uma visão sociocultural do processo de ensino-aprendizagem de língua estrangeira (VYGOTSKY, 1984; LANTOLF, 2000; SWAIN, 2006), esta dissertação visa a realizar uma análise das atividades de produção oral da série didática It Fits do PNLD-2014. Segundo o Guia do PNLD-2014 (BRASIL, 2013), a coleção foi a única de língua estrangeira a receber pontuação máxima para as atividades de speaking, habilidade que, geralmente, não é enfatizada nos livros distribuídos para as escolas públicas brasileiras. Buscou-se, assim, observar como a produção oral é tratada nos livros didáticos da coleção, procurando identificar os aspectos positivos e pontos a serem melhorados nas atividades propostas. A fim de levar a cabo a análise, critérios foram desenvolvidos para verificar se as atividades de produção oral estimulam o conhecimento sistêmico, de mundo e textual (BRASIL, 1998), o letramento (BIONDO, 2012), a colaboração (DONATO, 1994) e a construção de gêneros textuais (DIAS, 2009). Constatou-se que os livros didáticos da coleção trazem boas atividades de speaking, que atendem, em sua maioria, satisfatoriamente aos critérios de análise. Entretanto, a produção oral proposta na série didática carece de momentos mais colaborativos no processo de construção de gêneros orais. Assim, considerando a colaboração essencial na aprendizagem de uma LE, este trabalho faz sugestões de adaptações para algumas atividades com o intuito de transformá-las em tarefas: situações pedagógicas nas quais os alunos trabalham colaborativamente para atingir objetivos comuns de aprendizagem. (SWAIN; LAPKIN, 2001). Logo, o professor que utiliza o material pode aproveitar as sugestões a fim de ampliar as oportunidades de produção oral significativa dentro da sala de aula de língua inglesa.