Resumo:
O presente trabalho apresenta a pesquisa que teve por objetivo avaliar as potencialidades de articulação entre o Design Estratégico e o Scrum para a criação e desenvolvimento de Websites em agências de comunicação. Para tanto, percorreu-se um caminho em que se buscou apresentar definições sobre: o conceito de Design Estratégico e as características da etapa Metaprojetual e da metodologia Scrum, traçando-se pontos de contato entre eles. Além disso, definições complementares sobre Websites foram também apresentadas. A investigação delineou-se através de uma pesquisa qualitativa de natureza exploratória, composta por dois estudos de caso separados. O primeiro deu-se em um ambiente de Workshop e teve e intuito de observar como conceitos oriundos do Design Estratégico poderiam influenciar na criação de novos produtos para agências de comunicação. O segundo estudo de caso ocorreu dentro da agência de comunicação 3YZ, no desenvolvimento de um Hotsite e teve o intuito de observar as dinâmicas que ocorreriam com a aplicação de conceitos e técnicas do Scrum. A pesquisa demontrou que a aplicação de conceitos e técnicas do Design Estratégico e do Scrum podem influenciar a criação e o desenvolvimento de Websites por agências de comunicação, principalmente em relação à aplicação de uma etapa metaprojetual que aumente não apenas o número de participantes na criação de ideias e no aumento do sentimento de relevância para o projeto dos funcionários; e com limitações em relação à criação de sistemas-produtos e na impossibilidade da realização de entregas cíclicas de partes do produto em funcionamento, abrindo, portanto, indicativos – apresentados também em forma de uma versão preliminar preliminar para desenvolvimento de projeto Web – para a continuação desta pesquisa para exploração das potencialidades e superação das limitações.