Abstract:
Aplicações que fazem uso de tecnologias como Mineração de Dados Educacionais (MDE) e Learning Analytics (LA) vêm sendo adotadas na mitigação da evasão escolar, disponibilizando informações sobre os alunos que são utilizadas em intervenções pedagógicas. Os trabalhos estudados sobre a implementação destas aplicações priorizam a descrição das técnicas empregadas e existem poucas avaliações da sua utilização em larga escala, além da falta de detalhamento sobre as causas da evasão. Este trabalho apresenta um estudo de fatores envolvidos no fenô- meno de evasão escolar e descreve a utilização de um sistema para MDE e LA durante 18 meses em cursos de graduação na modalidade de Educação a Distância. É ampliada a análise dos fatores tradicionalmente monitorados e utilizados nos sistemas de MDA e LA, com a inclusão de elementos associados ao papel exercido pelos docentes e pelo conjunto de aspectos metodológicos de cada instituição. O sistema possui como diferencial a flexibilidade na integração e utilização dos dados gerados no processo de mediação digital, o que permite que necessidades de diferentes ferramentas de apoio sejam disponibilizadas. Resultados positivos destacados são a identificação de perfis de alunos evasores e a realização de intervenções pedagógicas, com redução das médias da evasão.