Resumen:
Com as transformações ocorridas na sociedade e na economia, grandes empresas se unem para dominar cada vez mais o mercado. Do mesmo modo, pequenas e médias empresas realizam parcerias, ou ainda, atuam solidariamente em conjunto como forma de garantir a competitividade e a sua sobrevivência, produzindo novos formatos organizacionais, do tipo rede. Assim, as redes de cooperação apresentam-se como uma alternativa viável para a sobrevivência e o crescimento das pequenas e médias empresas (PMEs). No entanto, apesar de ter estudos sobre redes de cooperação, dedicou-se pouca atenção à liderança nessas organizações. Assim, esta dissertação trata do tema liderança nas redes de cooperação associativas de PMEs. O objetivo principal é compreender como se constitui a liderança em uma rede de cooperação associativa de PMEs. Para tanto, o estudo se baseou na pesquisa quantitativa, qualitativa e exploratória e o método utilizado foi o estudo de caso. A pesquisa teve como campo empírico de investigação uma rede de cooperação pertencente ao segmento varejista, no ramo de materiais de construção, denominada de Rede Centersul, localizada em Mato Grosso. Desse modo, foram coletadas informações a partir de três fontes: documentos, questionários e entrevistas semiestruturadas. A primeira, combinada com as entrevistas, possibilitou a visualização da estrutura organizacional da rede, mostrando a sua liderança formal. Os questionários deram origem à Análise de Redes Sociais (ARS) que, combinadas com as entrevistas, revelaram a estrutura relacional da rede e como a liderança informal nela se posiciona. Assim, a partir da análise desses dados, em paralelo, foi possível visualizar a estrutura organizacional e a estrutura relacional da rede. Os achados mostraram que a liderança na rede é constituída a partir das estruturas formal e informal e que o seu desempenho é importante para o desenvolvimento e manutenção da rede de cooperação, uma vez que colabora para o aumento da confiança e o crescimento do capital social.