Abstract:
Esta dissertação constitui-se em uma de investigação tendo como locus o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí (IFPI), Câmpus Parnaíba e sua relação com o processo de Expansão da Rede Federal de Educação Tecnológica, que levou a criação, implantação e desenvolvimento do referido Câmpus. Tem como objetivo geral coletar, organizar e analisar os fatos e documentos no sentido de construir subsídios históricos no tempo presente e imediato do Câmpus Parnaíba e utilizar tais registros para analisar o processo de implantação deste Câmpus inserido na política de expansão da Rede Federal de Educação Tecnológica. A pesquisa apresenta, inicialmente, um trabalho historiográfico de caráter exploratório qualitativo, com fundamentação teórico-metodológica na História do Tempo Presente, embasada nos conceitos de Jaques Le Goff, Jean-Pierre Rioux, Agnès Chauveau e Philippe Tétart, contando com aporte sobre a História das Instituições de Ensino, segundo ensinamentos de Justino Magalhães. A pesquisa constrói um fragmento da história da Educação Profissional no Brasil, no Piauí e em Parnaíba, como forma de contextualizar a problemática e alcançar os objetivos traçados. O levantamento documental foi acompanhado de entrevistas semi-estruturadas com os sujeitos participantes do processo de implantação do Câmpus desde sua fundação até o presente momento e analisadas dentro de visão compreensiva. Por fim, este trabalho mostra como se deu o processo de implantação do Câmpus Parnaíba – IFPI, desde sua inauguração em 2007 até o ano de 2012, dentro do processo de expansão da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica. Observa-se que nesses cinco anos ocorreu uma expansão significativa, tanto dos arredores do Câmpus quanto da infraestrutura do mesmo, passando pelo aumento do número de alunos, servidores técnico-administrativos e professores, contando com um incremento no número de cursos em diversos níveis de ensino, proporcionando uma expectativa de melhoria na qualificação da mão de obra regional e na inserção no mercado de trabalho.