Abstract:
No Brasil, sabe-se da crescente necessidade de melhorias nos serviços públicos de saúde, com destaque, neste trabalho, para o âmbito do tratamento da dependência química. Para reverter o quadro dessa doença, existem tratamentos que abordam diferentes aspectos do usuário de substâncias psicoativas, sendo o mais usado a Terapia Cognitivo Comportamental (TCC). Neste ponto, o caráter interdisciplinar do Design pode auxiliar, projetando formas que facilitem o aprendizado que essa intervenção proporciona, pois o Design trabalha com a tangibilização do imaterial, nesse caso a informação, facilitando o engajamento com o tratamento. Através da utilização da abordagem do Design estratégico, foi desenvolvido um jogo, que é uma ferramenta que visa auxiliar o aprendizado de conteúdos sobre substâncias psicoativas e seus efeitos e facilitar a comunicação interpessoal e aproximação entre dependentes químicos e seus familiares. Dessa forma, o objetivo geral dessa pesquisa é compreender de que forma a tangibilização do conteúdo psicoeducativo sobre Dependência Química proposta no jogo terapêutico qualifica a experiência de aprendizado de tais conhecimentos na avaliação dos usuários. O projeto foi desenvolvido por meio de uma pesquisa exploratória que teve como objetivos específicos, compreender, através de entrevistas com pacientes e familiares, a avaliação dos usuários sobre os aspectos formais (peão, cartas e tabuleiro) do jogo no que se refere a sua proposta facilitadora para a experiência de aprendizagem dos conteúdos e também, entender, avaliação dos usuários sobre a dinâmica projetada para o jogo no que se refere a sua proposta de experiência para a aprendizagem dos conteúdos. Para tanto, foi utilizada, em conjunto com a literatura sobre o Design Estratégico, a Teoria dos Appraisals, oriunda da Psicologia, já que ela possibilita uma avaliação da conexão entre estímulos projetados (nesse caso, o jogo) e a experiência do usuário, resultante de sua interação com o estímulo (experiência emocional positiva pretendida e supostamente facilitadora da aprendizagem). Como principais resultados, os entrevistados demonstraram que os elementos físicos do jogo foram componentes importantes para a entrada das pessoas na atmosfera criativa da plataforma, favorecendo o aprendizado coletivo. Foi indicado, também, que houve uma resposta emocional positiva, que contribuiu de forma consistente para a experiência com o jogo e com a aprendizagem de conteúdos psicoeducativos. A troca de conhecimentos através da dinâmica criativa proposta pela ferramenta foi apontada como uma experiência marcante amplia o aprendizado, na avaliação dos participantes. A partir dos resultados, pode-se evidenciar que o Design oportunizou a construção de uma ferramenta inovadora. Nesse ponto, pode-se perceber o potencial da interdisciplinaridade do design estratégico, que aproximou duas áreas distantes como a saúde mental e o design.