Resumo:
O estudo a seguir tem como objetivo discutir de que forma as narrativas construídas na perspectiva de storytelling podem contribuir para processos colaborativos de projeto de equipes multidisciplinares, na fase de geração de soluções que promovam inovação social. Para tanto, resgata-se visões de alguns autores que abordam os principais temas que serão tratados: Design Orientando a Inovação, Processos de Projeto de Design Estratégico, Design Centrado no Humano, Codesign. Também serão apresentadas teorias sobre os temas foco deste trabalho:o Storytelling, como ferramenta e técnica para o design, e a Inovação Social.Na presente pesquisa, o storytelling é discutido como ferramenta que pode apoiar o design estratégico na geração de inovação social, sob duas perspectivas: (a) uma ferramenta de pesquisa, que busca informações sobre as pessoas e o ambiente em que vivem; (b) uma ferramenta projetada para sintetizar a pesquisa, que tem a intenção de disseminar os dados e gerar inspiração entre todos os colaboradores de projeto que desconhecem as realidades de pessoas que vivem em um determinado contexto. Com base nisso, buscou-se um método que possibilitasse estudar tais fenômenos. Assim, essa pesquisa estudará o caso Dream:in Brasil. As conexões que resultarão deste processo, poderão contribuir para a área do design, pois o estudo explora uma ferramenta que pode oferecer informações a equipes multidisciplinares sobre pessoas e contextos, e também, favorecer a empatia e impulsionar a inspiração para suportar a fase de ideação.