Abstract:
O blog jornalístico esportivo configura-se como um novo espaço de contato e de participação dos internautas, mediante a oferta de seus protocolos de comunicação web, provocando mudanças nas relações entre produtores e receptores no processo de interação social. O objetivo desta pesquisa é analisar como os processos e as interações que ocorrem por força das práticas de midiatização de produtores e receptores se realizam na interação em blogs esportivos. A pesquisa se apresenta como um estudo de casos múltiplos sobre 04 (quatro) blogs de pertença a portais e sites de âmbito esportivo, cujas marcas são de mídia televisiva e impressa, nos quais são investigados os processos e as operações de midiatização neles manifestados, visando à produção de interação com leitores. O objeto de estudo gera como pergunta: como os processos e as operações de midiatização se realizam nas interações nos blogs esportivos? Faz-se investigação no blog de Paulo Vinicius Coelho - PVC, do Espn-Estadão; no Blog Jogos que eu vi, do jornalista Lédio Carmona, do Sportv; no Blog do Serginho, do jornalista Sérgio Xavier, do site da Revista Placar; e no Blog Papo com Benja, do jornalista Benjamin Back, do site Lancenet. O estudo se realiza à luz de conceitos que refletem a problemática da midiatização das práticas sociais, com fundamentação teórica principalmente em Braga (2007), Castells (2013), Fausto Neto (2006), Hjarvard (2012) e Verón (2007), oferecendo subsídios para análise do objeto aqui proposto. A análise dos blogs selecionados ocorre por meio de categorias, organizadas em três eixos: arquitetura dos dispositivos, interações produtores e receptores, e circulação discursiva. A análise das categorias revela os seguintes resultados: a qualidade das arquiteturas e estrutura dos suportes afeta suas possibilidades de interação; os discursos procuram instituir vínculos de interação entre produtores e receptores, manifestando-se uma elevada fidelização dos leitores aos jornalistas blogueiros; e existem particularidades nos movimentos de circulação discursiva, segundo processos e operações de midiatização que se apresentam em cada blog estudado. As conclusões evidenciam que os processos e as operações de midiatização produzem efeitos comunicacionais muito complexos e engendram novos modos de interações na relação entre produtores e receptores na ambiência digital dos blogs esportivos, culminando em circulação discursiva e na formação de novos circuitos de informações.