Resumo:
Esta pesquisa estudou a configuração e o design de organizações, bem como o grau de centralização na tomada de decisões nas maiores e melhores empresas brasileiras editadas no Anuário Valor 1.000 de 2010, uma publicação anual do Jornal Valor Econômico. O objetivo principal foi a análise dos diferentes graus de centralização na tomada de decisões juntamente com a configuração organizacional proposta pelas literaturas nacional e internacional. Nos designs também foram estudadas as variáveis de estrutura, estratégia, pessoas e processos e em cada uma delas foi investigado como se dava a tomada de decisões. Como metodologia, a investigação junto às empresas se deu por uma survey que continha 36 questões objetivas divididas em dois blocos sendo o primeiro para identificar a configuração e o segundo, o grau de centralização. Os dados foram tratados em duas etapas, primeiro por análise fatorial como forma de agrupar os variáveis do questionário e segundo, por análise de conglomerados (clusters). Como fechamento da análise fez-se um cruzamento dos achados com a literatura pesquisada. Os principais achados desta pesquisa foram o comportamento dos clusters quanto às características das configurações das organizações, o que em sua totalidade não foi possível identificar em função de as empresas usarem uma mescla entre uma e outra configuração; quanto ao grau de centralização na tomada de decisões as empresas, em sua maioria, se mostraram com um alto grau em todas as variáveis investigadas, diferentemente do que apregoa a literatura brasileira sobre o tema.