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Educação permanente em saúde: práticas humanizadas no centro obstétrico de um hospital universitário

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Autor Silva, Ursula Gliesch;
Lattes do autor http://lattes.cnpq.br/8287003455701242;
Orientador Chaves, Simone Edi;
Lattes do orientador http://lattes.cnpq.br/4389050064887088;
Instituição Universidade do Vale do Rio dos Sinos;
Sigla da instituição Unisinos;
País da instituição Brasil;
Instituto/Departamento Escola de Saúde;
Idioma pt_BR;
Título Educação permanente em saúde: práticas humanizadas no centro obstétrico de um hospital universitário;
Resumo A presente pesquisa tem como objetivo principal propor alternativas para o desenvolvimento de práticas humanizadas de cuidado no Centro Obstétrico de um Hospital Universitário, por meio da Educação Permanente em Saúde. Para o alcance desse propósito, fez-se necessário identificar quais as práticas humanizadas de cuidado que atualmente ocorrem no CO e, detectar os pontos facilitadores e os pontos dificultadores para disseminar as práticas humanizadas de cuidado no CO, por meio da Educação Permanente em Saúde. O caminho percorrido para a realização deste estudo foi o da pesquisa exploratório-descritiva com abordagem qualitativa utilizando a técnica do Grupo Focal para a coleta de dados. A análise das informações possibilitou que fossem propostas quatro categorias: a) a percepção da equipe sobre práticas humanizadas, b) o trabalho despersonalizado e robotizado do cuidado, c) a fragmentação do cuidado e d) as relações de poder e a disposição da equipe para aprender. A pesquisa contribui no apontamento de caminhos para o desenvolvimento de ações educativas que possibilitem repensar o modelo atual, trabalhar coletivamente as dificuldades, resgatar as características de cada indivíduo envolvido no diálogo e no investimento das relações subjetivas decorrentes do encontro com o outro, sendo que estes fortalecem o foco das práticas humanizadas.;
Abstract This study aimed to propose alternatives in order to improve humanized care practices in the Obstetric Center of an University Hospital, through the Permanent Health Education.The main and in order to achieve this, it was necessary to first identify which humanized practices care currently occur in the O C and to find out difficult points and facilitating points to disseminate humanized care practices. This study path was an exploratory-descriptive research with a qualitative approach, where afocus group technique fordatacollect was used. The data analysis allowed to emergefour categories: a)team perception about humanized practices, 2)depersonalized work and robotic care,3) the care fragmentation and the power relation, 4)and the disposal for health professionals to learn. The research shows us ways to develop educational programs that enable to health workers to rethink the current model, working collectively difficulties, recover every individual characteristics involved in care taking through dialogue and subjective relations investment arising from the encounter with the other and these strengthen the focus of humanized practices.;
Palavras-chave Educação permanente em saúde; Humanização do cuidado; Parto humanizado; Enfermagem; Hospital universitário; Health education; Humanization of assistance; Humanizing delivery; Nursing; Hospitals; University;
Área(s) do conhecimento ACCNPQ::Ciências da Saúde::Enfermagem;
Tipo Dissertação;
Data de defesa 2013-01-31;
Agência de fomento Nenhuma;
Direitos de acesso openAccess;
URI http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/4396;
Programa Programa de Pós-Graduação em Enfermagem;


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