Resumen:
As redes de cooperação horizontais são organizações complexas que agrupam empresas individuais com um fim específico. Assim, necessitam de ferramentas para alinhar os associados aos objetivos da organização, promover interação entre os mesmos e estabelecer motivações não financeiras. Partindo deste princípio, o Gamification surge como uma ferramenta na gestão de redes de cooperação horizontais para gerar motivação dos participantes através da dinâmica de jogos. A aplicação das ferramentas de Gamification na gestão destas organizações pode servir como um estímulo envolvente, transformando atividades dos associados em jogos e assim, promover a interação e motivação de uma forma lúdica. As principais ferramentas de gamification são pontos, medalhas, níveis, desafios e ranking. Nesta dissertação estas ferramentas foram identificadas e analisadas dentro do programa de qualidade da REDEMAC, conhecido como Qualificar REDEMAC. Para isso propôs-se através de uma revisão bibliográfica e de uma pesquisa de caráter exploratório, utilizando o método de estudo de caso, compreender a dinâmica de jogos dentro do Qualificar REDEMAC e como o Gamification e suas ferramentas podem colaborar com a gestão destas organizações. As dinâmicas que envolvem sua utilização devem, sempre que possível, promover a motivação, uma experienciação lúdica, e transparência nas regras estabelecidas. O uso dos pontos, bem como o uso dos troféus foram adotados como fatores motivacionais e com o objetivo de dar status aos participantes que se destacavam. No entanto, a dificuldade em obter estes pontos, acabava por impedir o associado de evoluir rapidamente nos três níveis do Qualificar REDEMAC, tornando o programa dispendioso e desmotivador. Já a ferramenta de ranking aplicada a uma rede horizontal não se mostrou um fator motivador, dado o tipo de relação que se estabelece neste tipo de rede. Com base nestes achados, podemos afirmar que o Gamification auxilia o gerenciamento das redes de cooperação e sugere-se que estudos futuros abordem redes com maior e menor grau de proximidade dos associados. Sugere-se também o estudo da aplicação das ferramentas de ranking e de desafios em outra rede de cooperação horizontal, tendo em vista que no caso estudado ela não foi aplicada como o proposto na teoria de Gamification.