Abstract:
O mercado esportivo vem cada vez mais se destacando pela sua expressiva participação e crescente influência econômica diante de cenários de consumo globais. A partir disso, o futebol, ao ser identificado como um dos esportes mais populares e rentáveis dentro deste contexto e tendo o Brasil como um dos mais significativos palcos, apresenta-se como uma modalidade econômica, de lazer e de consumo de relevância à investigação. Parte-se do princípio de que experiências são aspectos resultantes de avaliações entre as disposições internas e características pessoais de um indivíduo e o seu relacionamento com um determinado produto ou sistema. Por conta disso, apesar de influenciáveis, experiências não podem ser projetadas. Em contrapartida, o projeto e desenvolvimento de produtos orientados pelas disposições pessoais do usuário tende a promover uma otimização nas avaliações e, consequentemente, nas experiências de um indivíduo com um produto. Diante disso, através de uma pesquisa exploratória com torcedores de clubes de futebol, buscou-se compreender de que forma o design pode potencializar experiências aprazíveis em torcedores. Um levantamento bibliográfico envolvendo as áreas de design para experiências, design emocional e consumo de espectadores esportivos foi realizado com o intuito de fornecer insumos teóricos à pesquisa. A investigação foi conduzida através de duas etapas de coleta de dados: a primeira, qualitativa, envolvendo entrevistas em profundidade com o conteúdo analisado através da perspectiva dos concerns e embasada na teoria dos appraisals. Posteriormente, a segunda etapa quantitativa foi realizada através da aplicação de questionários visando confirmar e medir a incidência e correlações entre os resultados encontrados na primeira etapa. Como principais resultados do trabalho constam a sugestão de um modelo teórico abordando o processo de desencadeamento de experiências aprazíveis em torcedores e a identificação de oportunidades de influência do design através de sete diretrizes projetuais orientadas à potencialização de experiências de torcedores de clubes de futebol fora do estádio.