Resumen:
Esta pesquisa se dispõe a colocar a lente de estudo sobre o tema inovação social no intuito de conhecer e analisar como se dão suas práticas em organizações que atuam através do modelo de franquias sociais. A fundamentação teórica partiu de uma introdução ao tema inovação, como também com a forma como vem se desenvolvendo os estudos acadêmicos na área. O tema central da pesquisa é apresentado com base em alguns conceitos extraídos de publicações nacionais e internacionais, bem como instituições que se dedicam ao estudo da inovação social. Além disso, buscou-se embasamento teórico também nos conceitos de empreendedores e empreendedorismo social, nos fundamentos acerca de Responsabilidade Social Empresarial, na Teoria dos Custos de Transações e na influência do ambiente institucional e as respectivas mudanças isomórficas dele decorrentes. A pesquisa é um estudo de casos múltiplos, onde foram verificadas e analisadas as práticas de inovações sociais em organizações que atuam através do modelo de franquias sociais. As instituições pesquisadas foram escolhidas após terem sido elencadas 17 franquias sociais em atividade no Brasil. Optou-se por estudar aquelas que se concentram na área educacional, tendo em vista que um dos problemas sociais recorrentes no Brasil é a baixa escolarização e qualificação, bem como as desigualdades sociais daí decorrentes. Após a revisão bibliográfica deu-se início ao estudo de campo em franqueadoras e franqueadas. Concluiu-se que os modelos de franquia social estudados estão alinhados com o conceito de inovação social e que organizações que desejam atuar no âmbito social e não o fazem por não possuir know-how para tal, podem se valer destes modelos como forma de minimizar riscos e atuar de maneira mais assertiva. Como contribuição acadêmica, acredita-se que este trabalho seja uma possibilidade de apresentar como a inovação social acontece na prática, apresentando, através do estudo de casos múltiplos, de que forma as organizações que atuam a partir do modelo de franquia social agem para que a inovação social aconteça. Espera-se que esta pesquisa venha a servir também de estímulo àquelas instituições que ainda não atuam no contexto social e que venham a fazê-lo, depois de conhecer como se dão as práticas em outras organizações.