Resumen:
Esta dissertação de mestrado consiste em uma análise linguística de um livro didático adotado por uma escola pública da rede municipal de ensino da cidade de Triunfo, Rio Grande do Sul, e licenciado pelo Ministério da Educação e Cultura (MEC) para distribuição nas escolas brasileiras. O tópico da análise será a abordagem e o tratamento feitos pelo livro em relação aos pronomes pessoais do caso reto, verificando-se se há o desenvolvimento de uma pedagogia da variação linguística e uma coerência entre os conceitos apresentados pelo livro e a realidade sociolinguística brasileira. Além disso, as concepções de homem e linguagem presentes implícita e explicitamente no livro também serão significativas para a análise. Para embasar este estudo, utilizar-se-á de uma análise epistemológica, com base em Saussure, Labov e Benveniste. A análise, além de uma revisão bibliográfica necessária a um trabalho interdisciplinar, apresentará propostas para uma possível reformulação das atividades e dos conceitos expressos no livro. As hipóteses iniciais sugerem que a variação linguística não seja um continuum no livro, pois é apresentada de maneira tópica. Também se percebe que os conceitos apresentados no livro não são totalmente coerentes com a realidade sociolinguística brasileira, o que expõe o distanciamento entre o livro didático e as pesquisas realizadas por sociolinguistas. Em relação aos pronomes pessoais, o tratamento realizado pelo livro didático não pode ser considerado amplamente adequado quanto aos conceitos, à definição e ao uso desses pronomes na realidade linguística e nas situações de uso - portanto, em situações de enunciação e de variação linguística.