Resumen:
Este estudo tem como objetivo apontar os determinantes mais relevantes na definição do preço médio do milho exportado no mercado mundial, no intuito de prover informações aos agentes econômicos. Trata do panorama atual do mercado mundial de milho, partindo-se de 2000, quando houve o boom dos preços das commodities. Nesse sentido, o modelo econométrico proposto para o presente estudo consiste no modelo estatístico estruturado com base em dados em painel, com periodicidade anual entre o período de 2000 a 2012. Para uma melhor compreensão das análises, primeiramente apresentou-se, nos primeiros capítulos, uma revisão dos conceitos teóricos e empíricos que abordam os principais fatores determinantes na definição do preço médio do milho exportado. Posteriormente, analisou-se se o exercício desenvolvido trata-se realmente de um modelo de dados em painel, realizando o teste F para significância em conjunto das dummies de país. Também foi definido através do teste de Hausman que o estimador de efeito fixo é o indicado. Assim, foram elaborados quatro modelos, sendo que o modelo D instrumentalizando a variável exportação de milho em kg pela variável exportação de milho em kg defasada em 1 período apresentou os resultados mais consistentes e conclusivos em relação ao embasamento teórico dos capítulos iniciais. Dentre os principais resultados, fica evidenciada que o principal determinante da alteração do preço de exportação do milho é a variável taxa de câmbio real efetiva. Também mostraram-se significativas as variáveis exportações (em kg) de milho do país para o mundo; exportações de carne suína dos principais destinos das exportações de milho do país; e população urbana dos principais destinos das exportações de milho do país.