Abstract:
A indústria brasileira de calçados é parte de um cenário onde a maioria das empresas pertencentes ainda tem suas estratégias fundamentadas na incerteza do sucesso de novos produtos, uma vez que está intimamente relacionada à moda implicando assim mudanças constantes nas coleções. Entretanto, observa-se que algumas empresas buscam desenvolver estratégias que visam uma maior perenidade e, ao mesmo tempo, impõem maior dificuldade em ser seguidas pelos concorrentes, por exemplo, as relacionadas aos canais de distribuição. A intensidade de distribuição é um elemento chave nas estratégias de canal, na medida em que determina como as empresas alcançam e servem seus mercados alvo. Diante disso, fundamentado nos modelos teóricos encontrados na literatura sobre canais de distribuição, busca-se investigar, através de estudo de caso na empresa Grendene S.A., Quais são os fatores que influenciaram a intensidade da distribuição. O estudo tem por objetivos específicos analisar o nível de diversificação dos canais de marketing, bem como as estratégias e fatores que impactaram na intensidade da distribuição; e analisar quais os tipos de conflito no canal e suas implicações. Para tanto, foi desenvolvida uma pesquisa exploratória, cuja coleta de dados primários ocorreu através de entrevistas semiestruturadas em profundidade e através de observação participante, como técnica auxiliar. Os resultados encontrados mostram que diferentes estratégias foram implementadas pela empresa com o intuito de intensificar a distribuição dos produtos por ela comercializados e destacam a forma como ocorre esse processo - na medida em que a empresa está presente em diversos canais, mas não necessariamente através da sua equipe de representantes. Em relação aos antecedentes da intensidade da distribuição, as análises apontam para seis elementos: concorrência, marca, produto, estrutura, cultura e porte da empresa. Por fim, foram identificados os conflitos existentes no canal de distribuição, bem como suas implicações.