Abstract:
Propôs-se neste estudo analisar a produção científica dos professores permanentes dos programas de pós-graduação stricto sensu em Economia no Brasil, bem como observar a formação das redes de produção existentes entre esses docentes, no período de 2004 a 2011. Para tanto, foram coletados no Currículo Lattes dos docentes permanentes dos 47 programas de pós-graduação que compuseram a amostra, informações sobre a produção de artigos completos publicados em periódicos de cada um para o período analisado. Após tabuladas, essas informações serviram de base, não somente para analisar a produção científica dos docentes permanentes, através de indicadores como pontuação total, pontuação média por docente, desvio-padrão da pontuação média, porcentual de professores produtivos e nível de inserção internacional, a partir do Estrato Qualis juntamente com a pontuação estabelecida pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) para a área de Economia no ano de 2012, mas também observar como se deu a formação das redes de produção científica entre esses professores permanentes e a interação entre os seus atores, por meio de alguns dos principais indicadores de centralidade, tais como Grau de Centralidade, Índice de Centralização, Grau de Intermediação e Grau de Proximidade. Cabe ressaltar que para a análise das redes sociais e co-autorias das publicações foi utilizado neste trabalho o software Ucinet 6 for Windows versão 6.445 (BORGATTI; EVERETT; FREEMAN, 2002), em concomitância com o NetDraw versão 2.123 (BORGATTI, 2002), programa responsável por ilustrar essas redes através de gráficos. Os resultados apontaram que, apesar da diminuição progressiva no número de atores para cada período analisado, ou seja, 2004-2006, 2007-2009 e 2010-2011, a formatação das redes de produção dos docentes permanentes dos programas de pós-graduação stricto sensu em Economia no Brasil não se alterou de forma significativa, ressaltando-se a incidência de diversos grupos atuando de forma isolada, predominantemente em trios ou duplas, e lotados no mesmo programa de pós-graduação, e algumas redes formadas ao redor de um único ator que, por sua posição estratégica, apresentou boa quantidade de interligações com outros atores.