Resumen:
O incremento da internacionalização de empresas nos últimos anos revelou oportunidades para inserção de empresas brasileiras no mercado internacional. Uma das áreas que se desenvolveu dentro do conceito de mercado global foi a de empresas prestadoras de serviços de TI. Neste mesmo período, as empresas locais de TI desenvolveram relacionamentos comerciais e pessoais com multinacionais instaladas no Brasil. A partir desta constatação, surge a oportunidade de investigar quais os recursos que as empresas brasileiras prestadoras de serviços de TI estão adquirindo ao prestarem serviços a multinacionais. Para desenvolvimento deste estudo de caso, foram analisadas as empresas locas de TI com sede no Estado do Rio Grande do Sul. A partir da construção do referencial teórico, foi proposto um método de trabalho, que pautou a condução da presente pesquisa junto a duas empresas sem operações internacionais e uma com operações internacionais, além de uma multinacional que contrata empresas locais de TI. As conclusões do trabalho apontam para o fato de que a inserção destas empresas decorre, majoritariamente, através de envolvimento de cunho pessoal. No entanto, é razoável supor que as certificações da empresa e dos seus profissionais, a aprendizagem,a experiência, o fundador da empresa atuante na gestão, profissionais qualificados com domínio de outro idioma, investimentos em inovação, pesquisa e desenvolvimento, além de investimentos em infraestrutura tecnológica, possam contribuir efetivamente para aprimorar a inserção das empresas neste amplo processo de internacionalização.