Abstract:
Presencia-se, no contexto da sociedade em rede, a emergência do livro digital, viabilizado pelos avanços tecnológicos que transformaram a cultura material contemporânea. Embora seja uma nova mídia, possui seu alicerce firmado junto às origens da civilização humana, tendo sofrido transformações morfológicas, técnicas e simbólicas até se estruturar no texto das telas eletrônicas. Representante de uma das maiores mudanças do mercado editorial, o livro digital é capaz de promover novas práticas e novos significados de leitura. Essa relação do suporte eletrônico com as práticas de leitura no contexto das editoras mostrou-se como um foco de pesquisa promissor para a investigação no design, que sempre acompanhou as transformações do livro ao longo da história. Entende-se que a presença do livro digital cria novas relações entre leitores, editores e autores, e, assim, a demanda pela inovação exige do design uma abordagem estratégica. O objetivo deste trabalho é a definição de diretrizes projetuais de sistemas produto-serviço para o livro digital, visando o reposicionamento das editoras no mercado sob a perspectiva do design estratégico. Para chegar a tais resultados, este estudo investiga e classifica as práticas dos leitores em diferentes plataformas eletrônicas, utilizando-se da técnica de diários de leitura. Também investiga as estratégias para o livro digital vigentes no mercado, através de entrevistas com a editora Companhia das Letras. Ainda propõe a estruturação de cenários de inovação para o livro digital por meio de um workshop colaborativo. Os cenários projetados consideram um futuro predominantemente digital, no qual os livros promovem diferentes experiências de leitura. Com as análises das informações, os principais resultados compreendidos são expressos na forma de diretrizes de projeto, que apontam para uma maior simplificação e flexibilização das configurações de apresentação dos livros em múltiplas plataformas, para a mudança das narrativas com foco principal nos hiperlinks, para o acesso da tecnologia aos cinco sentidos humanos e para a transformação da leitura em uma atividade social e colaborativa.