Abstract:
O presente trabalho teve como objetivos, discutir o papel das lideranças empresariais na implementação de um Plano de Remuneração Variável (PRV) e as repercussões de âmbito pessoal e profissional deste processo. Para tanto, foi realizado um estudo de caso em uma organização do segmento de comercialização de commodities que passou recentemente por uma joint venture e implementou o PRV. O referencial teórico desenvolvido abordou os seguintes tópicos: 1) remuneração variável e desempenho; 2) a motivação e comprometimento no trabalho; 3) aspectos da cultura e clima organizacional; 4)comunicação organizacional. A coleta de dados foi feita através de entrevistas semiestruturadas e presenciais, com 10 lideranças que atuam na empresa estudada e pesquisa documental, que teve tratamento de dados pela análise de conteúdo, sendo utilizada na análise das categorias para corroborar e/ou confrontar os dados oriundos das entrevistas. Os dados foram analisados pela técnica da Análise Textual Discursiva (MORAES, 2003), sendo identificadas as seguintes categorias de análise: 1) processo de implementação (HANASHIRO, TEIXEIRA e ZACCARELLI, 2010); 2) principais desafios na implementação do PRV (ROSSI, 2004); 3) necessidade de ajustes (BARBOSA, 1999); 4) a liderança e o papel do líder (BASS e AVOLIO, 1994); 5) sentimentos das lideranças no processo de implementação do PRV (DESSLER, 1996); 6) o mais fácil e o mais difícil na implementação do PRV (FLEURY e FLEURY, 2004); 7) o que se faria diferente na implementação do PRV (WRIGHT, 2000); 8) repercussões profissionais da implementação do PRV nas equipes (KOHN, 1998); 9) reflexões a respeito de consequências da implementação do PRV na vida pessoal dos participantes (GOMES e AMORIM, 2008); 10) alinhamento entre estratégias de crescimento da empresa e a implementação do PRV (WOOD Jr. e PICARELLI, 2004); 11) mudanças percebidas nos profissionais das equipes (HANASHIRO, TEIXEIRA e ZACCARELLI, 2010); 12) recomendações às lideranças que pretendem implementar um PRV (HANASHIRO, TEIXEIRA e ZACCARELLI, 2010). Os principais resultados apontam para a necessidade de líderes engajados no processo de implementação e conhecedores do PRV, o entendimento de que se trata de uma ferramenta estratégica de gestão e indutora de cultura organizacional, da importância de uma comunicação clara e correta para a devida compreensão do PRV nos mais diversos níveis hierárquicos e a absoluta necessidade de alinhamento entre os alvos individuais e as estratégias da organização.