Abstract:
Este estudo examina como a estratégia de manufatura e o planejamento da cadeia de suprimentos influenciam na antecipação de novas tecnologias e o efeito dessas no desempenho operacional. Foi considerado que a antecipação de tecnologia de manufatura pode ser uma fonte de diferencial competitivo, baseado nas proposições de Hayes e Wheelwrigth (1984). Os autores estabeleceram que a manufatura pode desenvolver pelo menos quatro papéis ou estágios na estratégia competitiva da empresa, e que no quarto e último estágio a empresa busca se antecipar a novas tecnologias de manufatura para os produtos que virão a ser produzidos. Para isso, é proposto um modelo teórico que liga a estratégia de manufatura à cadeia de suprimentos, incorporando nessa relação os conceitos de Parcerias com Fornecedores e de Integração Funcional. Para construir esse modelo, foram usados os construtos do projeto de pesquisa internacional chamado High Performance Manufacturing (HPM). A técnica de coleta de dados foi desenvolvida através de uma survey, e os dados foram analisados estatisticamente por meio de Modelagem de Equações Estruturais. Conforme indicado na literatura, a análise dos dados comprovou a relação positiva e significante entre a Estratégia de Manufatura e a Antecipação de Novas Tecnologias (ANT), sendo a Estratégia de Manufatura a variável de maior poder de explicação da variação da variável ANT entre todas as variáveis consideradas. Da mesma forma, as decisões de tecnologias relacionadas com custo e com os demais critérios diferenciadores não possuem o mesmo nível de influência de seus antecedentes. A relação entre o Planejamento da Cadeia de Suprimentos e a ANT também se confirmou como positiva, mas com menor poder de explicação para a variação da ANT. Os resultados mostraram a fraca influência direta da estratégia de manufatura e do planejamento da cadeia de suprimentos sobre o desempenho, sendo o planejamento da cadeia de suprimentos não significante na relação com o custo. Finalmente, o estudo traz uma contribuição para as discussões teóricas e práticas ao demonstrar que, para o direcionamento da ANT via estratégia de manufatura, as empresas podem avaliar qual impacto as tecnologias buscadas terão em relação às diferentes prioridades competitivas, aparecendo potencialmente os conceitos de trade-off. Esses resultados mostram a importância do estudo da ANT para a competitividade da empresa devido a sua influência no desempenho operacional e a importância clara da Estratégia de Manufatura nesse alinhamento para a competição da empresa, conforme indicado por Hayes e Wheelwright (1984).