Abstract:
O processo de projeto de design editorial de livro modificou-se, nos últimos anos, para dar conta da complexidade do mundo pós-moderno e da centralidade estabelecida sobre o consumo. Porém, sua metodologia de trabalho ficou restrita a um processo lógicolinear, carecendo de um estudo capaz de observar as mudanças acontecidas. Esta dissertação investiga os insumos do design estratégico para a inovação no processo de projeto do design de livro para a configuração de uma metodologia híbrida de projeto. O estudo foi dividido em duas partes, sendo a primeira composta de uma pesquisa bibliográfica correspondente a uma revisão teórica acerca do design estratégico e sua metodologia, observando, sobre essa base, o design de livro e a sua metodologia. Na segunda parte, foi realizado um estudo de cunho prático aplicado, quando, no exercício de projeto de livro, pode-se analisar, na prática, a contribuição do metaprojeto. A análise dos dados obtidos no estudo da prática aplicada e o cruzamento dessas informações com a fundamentação teórica possibilitaram o entendimento do processo de projeto do design de livro no contexto atual. A relação estabelecida entre os métodos de projeto desenvolvidos no design editorial e design estratégico propiciou a identificação dos princípios teórico-metodológicos complementares ao processo de design de livro. A partir do estudo realizado, foi possível propor, então, uma metodologia híbrida para o processo de projeto de livro, adequada ao projetar na complexidade da atualidade.