Resumen:
A presença dos smartphones na sociedade contemporânea vem tendo crescentes reflexos nas mais diversas instâncias, mudando a forma como o público se relaciona com as mídias e seus produtos. O jornalismo, que ao longo de sua história passou por inúmeras transformações, também tem sido afetado pelos dispositivos móveis, no que seria a principal ‘revolução’ no campo jornalístico desde que a internet se tornou acessível a um público considerável, no final da década de 1990. Hoje, os aplicativos móveis, softwares desenvolvidos principalmente para usuários de celulares inteligentes e tablets, surgem como o principal meio de manifestação do jornalismo para dispositivos digitais portáteis. Entender como o jornalismo se apresenta na mobilidade, identificando suas principais características e ferramentas interativas que possibilitam e/ou estimulam a participação do público, é o objetivo do presente estudo. Para tanto, irá se usar como referencial teórico a perspectiva das materialidades da comunicação, a partir da obra de Hans Ulrich Gumbrecht. Ao longo do percurso deste estudo, apresentam-se alguns conceitos desenvolvidos pelo teórico alemão, além de um conciso histórico do telefone enquanto mídia e uma breve discussão sobre o lugar da mobilidade na sociedade contemporânea. Para identificar características do jornalismo móvel, foi feita uma análise de aplicativos jornalísticos de veículos brasileiros e estrangeiros, com o intuito de identificar e apresentar características interativas presentes nestes produtos.