RDBU| Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos

Trajetórias escolares na educação de jovens e adultos: Singularidades em contextos plurais

Mi

Mostrar el registro sencillo del ítem

metadataTrad.dc.contributor.author Ferrari, Greicimara Vogt;
metadataTrad.dc.contributor.authorLattes http://lattes.cnpq.br/5281739102054915;
metadataTrad.dc.contributor.advisor Fischer, Beatriz Terezinha Daudt;
metadataTrad.dc.contributor.advisorLattes http://lattes.cnpq.br/4948105804186093;
metadataTrad.dc.publisher Universidade do Vale do Rio dos Sinos;
metadataTrad.dc.publisher.initials Unisinos;
metadataTrad.dc.publisher.country Brasil;
metadataTrad.dc.publisher.department Escola de Humanidades;
metadataTrad.dc.language pt_BR;
metadataTrad.dc.title Trajetórias escolares na educação de jovens e adultos: Singularidades em contextos plurais;
metadataTrad.dc.description.resumo A Educação de Pessoas Jovens e Adultas constitui o foco central deste estudo, que tem como objetivo identificar possíveis relações entre (des)continuidades nas trajetórias escolares de estudantes do Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos (PROEJA) e implicações de contexto. O estudo apresenta um mapeamento das Políticas e Programas de Educação de Jovens e Adultos (EJA) a nível nacional e estadual (1988 e 2012); incluindo rupturas nas respectivas Políticas. Identifica principais motivos da (des)continuidade nos estudos de um grupo de estudantes do PROEJA do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS), Câmpus Bento Gonçalves. A História oral foi concebida como aporte metodológico, caracterizando-se através de entrevistas com seis sujeitos, que se disponibilizaram a participar da pesquisa. Entre os teóricos que subsidiaram a análise, destacam-se referenciais de Lahire, Arroyo e Freire. Os dados analisados permitem afirmar que tanto as rupturas quanto as retomadas na escolarização ocorrem especialmente a partir de combinações de fatores, e que estes, mesmo sendo visualizados de forma singular nas biografias, acabam entrelaçando-se em alguns momentos devido a fatores comuns, denominados neste estudo como contextos plurais. É possível citar as questões de sustento financeiro e, por decorrência, as exigências de trabalho como um dos motivos para abandono e/ou retomada de estudos, visualizado em diferentes entrevistas desta pesquisa.;
metadataTrad.dc.description.abstract The Young and Adult People Education is the core of this study. It has the objective to identify possible relations between (dis)continuity of the school pathway of the Federal Program for the Integration of Professional Education and the Basic Education in the Youth and Adult Education (PROEJA) and consequential implications. The study presents a map of Youth and Adult Education (EJA) programs and policies at the federal and state levels (1988 and 2012); including the related ruptures. It identifies the main reasons of (dis)continuity by studying a group of students of PROEJA of the Federal Institute of Education, Science and Technology of Rio Grande do Sul (IFRS), Câmpus Bento Gonçalves. The oral history was conceived as a methodological basis by interviewing six people, who accepted to participate in the research. Among the theorists who supported the analysis we featured Lahire, Arroyo and Freire. The analyzed data permit affirming both the ruptures and the return to school specially occur from combined facts that are connected, in some moments, by common events, even they are visualized in a singular way in the biographies. These facts are nominated plural contexts in this study. It was noticed in the different interviews in this research that financial questions and, consequently, job demand are quoted as one of the reasons to leave and/or return to school.;
metadataTrad.dc.subject Trajetórias de escolarização; Educação de Pessoas Jovens e Adultas; Políticas de EJA (Educação de Jovens e Adultos); PROEJA; School pathway; Young and Adult People Education; EJA policies;
metadataTrad.dc.subject.cnpq ACCNPQ::Ciências Humanas::Educação;
metadataTrad.dc.type Dissertação;
metadataTrad.dc.date.issued 2014;
metadataTrad.dc.description.sponsorship CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior;
metadataTrad.dc.rights openAccess;
metadataTrad.dc.identifier.uri http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/4144;
metadataTrad.dc.publisher.program Programa de Pós-Graduação em Educação;


Ficheros en el ítem

Este ítem aparece en la(s) siguiente(s) colección(ones)

Mostrar el registro sencillo del ítem

Buscar

Búsqueda avanzada

Listar

Mi cuenta

Estadísticas