Resumen:
A rápida evolução das tecnologias de informação e comunicação tem possibilitado o desenvolvimento de modalidades de ensino e educação, tais como a Educação a Distância, capazes de alcançar pessoas anteriormente impossibilitadas de frequentar o ensino superior. Um aspecto importante destas modalidades é o amplo uso de recursos de mediação digital, sendo que estes podem gerar um grande volume de dados o qual, por vezes, não é viável para utilização proveitosa de forma manual pelos professores envolvidos nesta interação. Este contexto gera a necessidade e oportunidade de definição de ferramentas que possam atuar para automatizar parte deste trabalho. Uma destas possibilidades é a verificação de correção de respostas textuais, onde o objetivo é identificar vinculações entre amostras textuais que podem ser, por exemplo, diferentes respostas textuais a uma pergunta. Embora sejam utilizadas com bons resultados, as técnicas atualmente aplicadas a este problema apresentam deficiências ou características que diminuem sua precisão ou adequação em diversos contextos. Poucos trabalhos são capazes de realizar a vinculação textual caso seja alterada a flexão verbal, outros não são capazes de identificar informações importantes ou em que posição na frase as informações se encontram. Além disso, poucos trabalhos são adaptados para a língua portuguesa. Este trabalho propõe um modelo de reconhecimento de vinculação textual baseado em regras linguísticas e informações morfossintáticas voltado para ambientes virtuais de ensino e aprendizagem, que busca contornar estes problemas apresentando uma nova abordagem através do uso combinado da análise sintática, morfológica, regras linguísticas, detecção da flexão de voz, tratamento de negação e do uso de sinônimos. O trabalho também apresenta um protótipo desenvolvido para avaliar o modelo proposto. Ao final são apresentados os resultados obtidos, que até o momento são promissores, permitindo a identificação da vinculação textual de diferentes amostras textuais com precisão e flexibilidade relevantes.