RDBU| Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos

Estratégias de adaptação organizacional: Um estudo baseado nas tipologias de Miles e Snow entre as empresas associadas à rede de cooperação

Show simple item record

metadataTrad.dc.contributor.author Fernandes Júnior, Oscar José;
metadataTrad.dc.contributor.authorLattes http://lattes.cnpq.br/0751918810362638;
metadataTrad.dc.contributor.advisor Verschoore, Jorge Renato;
metadataTrad.dc.contributor.advisorLattes http://lattes.cnpq.br/5485189907016634;
metadataTrad.dc.publisher Universidade do Vale do Rio dos Sinos;
metadataTrad.dc.publisher.initials Unisinos;
metadataTrad.dc.publisher.country Brasil;
metadataTrad.dc.publisher.department Escola de Gestão e Negócios;
metadataTrad.dc.language pt_BR;
metadataTrad.dc.title Estratégias de adaptação organizacional: Um estudo baseado nas tipologias de Miles e Snow entre as empresas associadas à rede de cooperação;
metadataTrad.dc.description.resumo O presente estudo apresenta como objetivo geral compreender a adaptação organizacional das empresas associadas às redes de cooperação com base nas tipologias estratégicas de Miles e Snow. Para responder ao problema de pesquisa, bem como aos objetivos específicos da proposta de trabalho, houve a definição pela abordagem qualitativa exploratória com análise de conteúdo comparativa entre duas redes de cooperação. A coleta de dados sucedeu através das entrevistas entregues a todos as 17 empresas associadas a duas redes de cooperação no Estado do Rio Grande do Sul. Os resultados obtidos evidenciaram que as duas redes de cooperação pesquisadas adotam como adaptação organizacional a tipologia reativa, seguida da tipologia analista, sendo em menor frequência para a adaptação organizacional prospectora e defensiva. Com os dados obtidos, conclui-se que as empresas associadas às redes de cooperação analisadas possuem uma tendência em manter-se sem uma estratégia definida e principalmente, adaptando-se às outras três estratégias, dependendo do mercado, das questões políticas e da atuação dos concorrentes em relação ao mercado, produtos e serviços.;
metadataTrad.dc.description.abstract The main objective of this dissertation is to understand the organizational adaptation of the companies, associated to the cooperation networks, based on the strategic typologies of Miles and Snow. In order to answer the problem of this study, as well as its specific objectives, we chose an exploratory and qualitative approach, in which was applied a content analyzes to compared the two cooperation networks.Data were collected through interviews, applied to 17 companies, associated to two cooperation networks in Rio Grande do Sul State. Thus, we observed that the two cooperation networks use, as an organizational adaptation, the reactive, analyst and prospective typologies, but the defensive and prospective were not frequently applied. We concluded that the companies, associated to the cooperation networks analyzed, do not maintain a defined strategy, particularly, adaptingthemselves to the other three strategies, considering the market, political issues and the behavior of the competitors related to market, products and services.;
metadataTrad.dc.subject Rede de cooperação; Estratégia; Tipologia de Miles e Snow; Cooperation network; Strategy; Miles and Snow typologies;
metadataTrad.dc.subject.cnpq ACCNPQ::Ciências Sociais Aplicadas::Administração;
metadataTrad.dc.type Dissertação;
metadataTrad.dc.date.issued 2014;
metadataTrad.dc.description.sponsorship Nenhuma;
metadataTrad.dc.rights openAccess;
metadataTrad.dc.identifier.uri http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/4130;
metadataTrad.dc.publisher.program Programa de Pós-Graduação em Gestão e Negócios;


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search

Advanced Search

Browse

My Account

Statistics