Resumen:
A mediação na prática pedagógica da Educação de Jovens e Adultos (EJA), analisada nesta tese, toma como objeto as mediações pedagógicas constitutivas da relação de ensino e aprendizagem na EJA. A problemática das mediações levantada considera a organização e o desenvolvimento das atividades dos(das) professores(as) com os(as) alunos(as), deparando-se com uma série de indagações e receios, levando-os(as) a repensar seu papel e suas competências. Através das mediações características da ação docente, desenvolve habilidades e estratégias, mobilizam e constroem saberes relativos ‡ docência para lidar com essa modalidade de modo diferenciado do ensino regular. A indagação central da pesquisa È: Qual o sentido de medição que responde mais adequadamente ‡ complexidade da educação de jovens e adultos e como tais mediações criam condições de desenvolver o pensamento crítico dos estudantes e a práxis educativa nessa modalidade de ensino? O objetivo geral que norteia a pesquisa É investigar as circunstâncias e condições necessárias para que se processem as mediações nas situações de ensino (processo de ensino) que potencializem para o(a) aluno(a) a aprendizagem do conteúdo que responda mais adequadamente ‡ complexidade da EJA, e como tais mediações criam condições de desenvolver o pensamento crítico dos estudantes e a práxis educativa nessa modalidade de ensino. Trata-se de um estudo de abordagem qualitativa, no qual se desenvolve uma revisão teórica, contingenciada por observações empíricas em uma escola da EJA, em Palhoça, Santa Catarina, por análise de documentos, aplicação de questionário, realização de entrevistas semiestruturadas, participação em reuniões, entre outras. Para a análise e interpretação dos dados, recupera-se a perspectiva hermenêutico-dialética por considerar que sob esta perspectiva. É possível apreender a dimensão prática e as dimensões históricas em que se elaboram as mediações. Utiliza-se a análise de conteúdo numa perspectiva crítica e qualitativa. Os resultados da pesquisa apontam para várias constatações e necessidades. Dentre elas, destacam-se a importância de se reconhecer os saberes discentes advindos da experiência da vida cotidiana e os saberes docentes advindos da prática para potencializar, através do diálogo, as mediações na ação pedagógica orientada para atender a complexidade da EJA, que se caracteriza como uma modalidade de ensino que constitui movimento didático próprio, que necessita de metodologia específica e que forja a identidade dos sujeitos: o(a) professor(a) aprendendo a ser docente da EJA e o(a) aluno(a) os conhecimentos da EJA.