Abstract:
Esta dissertação teve por objetivo verificar a relação entre o nível de evidenciação de informações sobre o capital humano e a percepção de valor das empresas listadas na BM&FBOVESPA. O estudo foi conduzido à luz de duas teorias: agência e custo do proprietário. A teoria de agência pressupõe que a assimetria de informação entre as partes envolvidas numa relação contratual estabeleceria custos de agência. Essa perspectiva aponta a redução da assimetria através da evidenciação de informação como mecanismo de redução dos custos de agência. Em outra perspectiva, a teoria dos custos dos proprietários, ressalta que uma maior evidenciação poderia gerar custos para os proprietários, tais como: perda de mercado, à medida que torna pública as informações de caráter estratégico, possibilitando aos concorrentes reformularem suas estratégias e reconquistarem mercado, bem como os próprios custos de elaboração e divulgação destas informações. Considerando a revisão de literatura empírica realizada, este estudo difere dos demais, pois não foi encontrado nenhum estudo no Brasil referente ao nível de evidenciação do capital humano e sua percepção de valor pelo mercado. Também o presente estudo difere de qualquer pesquisa existente pelo fato de utilizar um novo índice de empresas da BM&FBOVESPA, que foi lançado em 02 de maio de 2011, denominado BRASIL AMPLO, com 153 papéis, com índice de negociabilidade de 99%, compondo o universo desta pesquisa. Desta população, foram selecionadas 21 empresas que disponibilizaram os relatórios anuais em suas páginas eletrônicas, no período de 2004 a 2010. O que resultou no total de 147 relatórios anuais analisados. A construção do nível de evidenciação dos recursos intangíveis de capital humano foi desenvolvida com base no modelo proposto por Macagnan (2005). A técnica de análise utilizada foi a de regressão linear múltipla com dados em painel. O principal resultado rejeita a hipótese de uma relação direta entre o nível de evidenciação voluntária do capital humano e a percepção de valor das empresas. O que confirma os pressupostos da teoria dos custos dos proprietários, em que uma maior evidenciação voluntária de informações representaria custos aos proprietários. Destaca-se, como contribuição para estudos futuros sobre nível de evidenciação de capital humano, a análise da importância deste capital para cada setor. Isso porque a percepção de valor do capital humano pode variar segundo o setor.