Resumen:
O estudo a seguir tem como objetivo discutir a contribuição do design estratégico, através do uso de cenários, para qualificar a experiência de candidatos interessados em cursar mestrado e que encontram-se no processo de busca de informações e escolha dos mesmos. Para tanto, resgata-se visões de alguns autores que abordam os principais temas, que são, design estratégico e design para experiência, cujo foco é a experiência emocional. Uma das principais abordagens discutidas na área de experiência emocional é a Teoria dos Appraisals (Desmet, 2002), que trata das emoções que resultam de avaliações (appraisals) através da interação das pessoas com produtos ou serviços. É com base nessa teoria que o método proposto neste estudo foi uma adaptação ao desenvolvido por Demir et al. (2009), cujo estudo envolveu emoções resultantes de avaliações (appraisals) na interação de usuários com produtos. Além disso, para a construção dos cenários, foi utilizada como base a metodologia proposta por Reyes (2011). Utilizou-se um roteiro com base na Teoria dos Appraisals para a realização de entrevistas em profundidade com 20 participantes. Resultados indicam que a ansiedade é uma das emoções presentes entre alunos que encontram-se nesse estágio. Por esse motivo é discutido o uso dos cenários experiencais como caminhos projetuais para a redução de tal experiência emocional. Os resultados apontam ainda que as conexões entre o papel da ansiedade e a compreensão das avaliações (appraisals) relacionados a essa emoção servem de base para apresentação de potenciais cenários experienciais como alternativas para qualificar a experiência dos envolvidos nesse processo.